CIDADES

min de leitura - #

Em três anos, EJA perdeu 2,6 mil matrículas na região

Cindy Santos

| Edição de 29 de abril de 2024 | Atualizado em 29 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Em três anos, EJA perdeu 2,6 mil matrículas na região

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em três anos, a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) perdeu mais da metade das matrículas na área do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana que abrange 16 municípios da região. Dados do Censo Escolar mostram que em 2020 eram mais de 4,9 mil estudantes matriculados nesta modalidade de ensino, número que caiu para 2,3 mil no ano passado, uma redução de 2,6 mil registros. 

Apucarana é o município com maior número de alunos matriculados no EJA. Em 2020, eram pouco mais de 2 mil estudantes, número que caiu para 781 em 2023, uma queda de 62%. Em Arapongas, o EJA chegou a ter 1,2 mil alunos e em três anos passou para 726, uma redução de 43,5%. 

De acordo com a técnica pedagógica da EJA, Maíra Rodrigues Barbosa, houve uma readequação no sistema de matrículas que impactou o número total. “Antes de 2021 os alunos eram matriculados por disciplina. Então o aluno que estava matriculado em três disciplinas tinha três matrículas. Agora os alunos são matriculados por módulo ou semestre e cada aluno tem apenas uma matrícula”, explica. 

Outro fator que influenciou nos números é a mudança no acesso à educação e a transição demográfica. “Se analisar, há 10 anos tínhamos um público muito maior no EJA, muitos alunos que saíram da área rural e que foram morar em outras cidades para trabalhar. Hoje os municípios contam com rede de apoio do Ministério Público e Conselho Tutelar para que os alunos permaneçam na escola e concluam seus estudos. O número de alunos que concluem o ensino médio é muito maior do que tínhamos antes”, afirma. 

Maíra ressalta que o perfil dos alunos do EJA também mudou com o passar dos anos. Segundo ela, antes alunos com mais de 60 anos predominavam, agora a maior parte dos estudantes são jovens. 

Apucarana garante material dicático e transporte

Apucarana está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A modalidade tem como público-alvo pessoas, a partir dos 15 anos até idosos, que não aprenderam a ler e a escrever ou não concluíram seus estudos na idade adequada. 

A primeira etapa da EJA, referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), é ofertada na Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes, na Vila Formosa. “As aulas acontecem no período noturno, para facilitar a participação dos estudantes que trabalham durante o dia. A Autarquia Municipal de Educação oferece gratuitamente materiais didáticos, uniformes, tênis e merenda para os alunos da EJAI. O transporte escolar também é assegurado para quem mora há mais de dois quilômetros da escola polo,” afirma a secretária de educação, Marli Fernandes.

Já os estudantes que pretendem cursar os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ou o Ensino Médio devem entrar em contato com o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Linda Miyadi (CEEBJA-Apucarana). Os telefones são (43) 3423-2840 e (43) 99641-9791.