CIDADES

min de leitura - #

Ensino cívico-militar é aprovado em mais oito escolas da região

Adriana Savicki

| Edição de 30 de novembro de 2023 | Atualizado em 30 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Ensino cívico-militar é aprovado em mais oito escolas da região

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Oito colégios estaduais da região confirmaram adesão ao ensino cívico militar. São seis instituições do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana - incluindo quatro escolas no município-sede - e duas no NRE de Ivaiporã. A consulta popular foi realizada anteontem em nove instituições, mas em uma a comunidade rejeitou a proposta. Em todo estado, o modelo foi aprovado por 65% das comunidades.

Em Apucarana, os colégios José de Anchieta, Osmar Guaracy Freire, Alberto Santos Dumont e Polivalente Carlos Domingos Silva vão adotar o modelo no próximo ano letivo. Com a aprovação, o município vai dobrar o número de escolas cívico-militares, uma vez que as instituição Tadashi Enomoto, Prefeito Carlos Massaretto, Padre José Canale e Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado já adotam a modalidade.

Dois colégios de Arapongas também participaram da consulta pública, aprovada no Colégio Irondi Mantovani Pugliesi. Já a comunidade do Antonio Racanello Sampaio rejeitou o modelo por 154 votos favoráveis e 183 contrários. Com o resultado, Arapongas passará a contar com um total de quatro colégios estaduais cívicos-militares. Atualmente os Colégios Marquês de Caravelas, Walfredo Silveira Correa e Francisco Ferreira Bastos, já possuem o modelo de ensino.

Também na área do NRE de Apucarana, Cambira terá a primeira instituição com o ensino cívico-militar, o colégio Rosa Calsavara.

Dois municípios da área do NRE de Ivaiporã também terão seus primeiros colégios cívico-militares: Ivaiporã, onde o modelo será adotado no Colégio Antônio Diniz Pereira; e São João do Ivaí, no José de Mattos Leão.

A aprovação no colégio José Mattos Leão, segundo o NRE de Ivaiporã, obteve o segundo maior índice de aprovação de todo estado. Foram 94,3% dos votos favoráveis.

PARANÁ

Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), o resultado oficial da consulta está previsto para ser divulgado no dia 5 de dezembro. Em todo o Paraná, a consulta pública foi realizada em 127 colégios estaduais de 56 cidades. Em 82 instituições houve adesão da comunidade ao projeto, o representa 65% das escolas.

Prefeitos da região comemoram aprovação

A expansão do ensino cívico-militar foi comemorada por prefeitos da região, que vinham fazendo ‘campanha’ pela a aprovação do sistema. 

“O projeto cívico-militar foi implantado há aproximadamente três anos nessas unidades e os resultados têm sido muito positivos. Estatísticas compiladas pelo Núcleo Regional de Educação mostram, por exemplo, que a frequência dos estudantes fica em torno de 80 e 82% nas escolas tradicionais. Enquanto nos colégios cívico-militares, ela sobe para mais de 90%”, comentou ontem o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac. 

Em Ivaiporã, o prefeito Luiz Carlos Gil também destacou a aprovação. “Ficamos muito felizes com a aprovação, invertendo totalmente a consulta pública de 2020. Isso é um sinal de um trabalho efetivo do Governo do Estado com os outros colégios onde o modelo cívico-militar já funciona”, destacou Carlos Gil, referindo-se a consulta realizada em 2020 na mesma escola, quando a comunidade rejeitou a medida.

“Temos o ensino integral em dois colégios, ensino técnico no Barboza Ferraz. Temos certeza que essa escola também será um diferencial e se tornará modelo”, acrescentou.