Pequenos produtores rurais e integrantes do projeto Mulheres do Café do Vale do Ivaí se reuniram anteontem em Lidianópolis. O encontro serviu para alinhar o trabalho coletivo de beneficiamento da produção em máquinas recém-adquiridas com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab). Produtores cinco municípios serão beneficiados pelo programa.
Os equipamentos foram instalados em um barracão da Prefeitura de Lidianópolis, onde os produtores passam a realizar o processo de beneficiamento dos grãos de café. Com ajuda do maquinário, os produtores retiram a casca, limpam e selecionam o café, garantindo maior qualidade para a torrefação. O beneficiamento garante também maior retorno econômico para os produtores. Dentro do projeto Mulheres do Café, várias cafeicultoras fazem venda direta ao consumidor com produtos já rotulados.
O prefeito Aparecido Buzato agradeceu o investimento do Governo do Estado e destacou a importância dos maquinários para os cafeicultores. “Esse investimento valoriza a dedicação dos produtores, fortalece o café da nossa região e gera mais renda para nossas famílias”, comenta.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Lucas Schainhuk, os maquinários devem aumentar a pontuação do café e a renda dos produtores. “A seleção também elimina grãos danificados por insetos ou doenças, melhorando a qualidade da bebida”, completou.
A logística também foi tema do encontro, já que as distâncias entre os municípios exigem planejamento para levar os grãos até as máquinas. Produtores de Jardim Alegre, Ivaiporã, Lidianópolis, Borrazópolis e Grandes Rios serão beneficiados pelo programa.