CIDADES

min de leitura - #

Equipamentos odontológicos vão beneficiar 9 cidades do Vale

Da Redação

| Edição de 21 de março de 2024 | Atualizado em 21 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Equipamentos odontológicos vão beneficiar 9 cidades do Vale

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entregou kits odontológicos para ampliar a cobertura de atendimento de saúde bucal em 91 municípios. O investimento é de R$ 5,3 milhões. A iniciativa vai qualificar e intensificar as ações na Linha de Cuidado em Saúde Bucal do Paraná. Na região, serão beneficiados oito municípios da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e 22ª RS de Ivaiporã.

Dentre os municípios contemplados 50 foram selecionados conforme o critério de classificação no Indicador Sintético Final (ISF) e Indicador Odontológico do Previne Brasil. Outros 41 municípios foram contemplados após credenciarem e homologarem novas equipes de saúde bucal de 40 horas semanais no último ano. Há ainda mais 120 municípios, com cobertura de até 60% na saúde bucal, aptos a receber os conjuntos caso ampliem o número de equipes.

“O critério de necessidade de implantação de, pelo menos, mais uma equipe de saúde bucal de 40 horas semanais fará com que o Paraná aumente a cobertura, saindo dos atuais 45% para 50%”, explica a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes. “Atualmente, embora todos os municípios possuam equipes credenciadas, este número precisa aumentar para que toda a população tenha acesso”.

Nos últimos cinco anos foram investidos mais de R$ 80 milhões em saúde bucal, oportunizando a realização de 6 milhões atendimentos por 1.459 equipes.

Na região constam na relação dos municípios que vão receber kits: Apucarana, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Marilândia do Sul e Rio Bom, na área da 16ª RS; e Cruzmaltina, Ivaiporã, Jardim Alegre e Manoel Ribas pela 22ª RS.

EQUIPAMENTOS

Os kits incluem consultório odontológico (cadeira, refletor e unidade auxiliar), um kit acadêmico (alta rotação, micromotor, contra ângulo e peça reta), seis kits compostos por instrumentais clínicos, seis compostos por instrumentais para realização de ART (tratamento restaurador atraumático), um fotopolimerizador, um ultrassom com jato de bicarbonato, uma bomba de vácuo, um compressor de ar odontológico, uma autoclave de bancada, uma mini incubadora e uma seladora para papel cirúrgico.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, Aguinaldo Coelho de Farias, também celebrou o investimento do Estado. “Sempre contamos com o apoio do Estado em diversos termos de cooperação, na valorização do profissional e em todas as ações que envolvem o processo de saúde bucal dos paranaenses”, acrescentou.