CIDADES

min de leitura - #

Escola de Arapongas ganha laboratório de programação do IFPR

Da Redação

| Edição de 29 de julho de 2025 | Atualizado em 29 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Educação de Arapongas e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Avançado Arapongas, inauguraram ontem, o Laboratório de Software e Hardware WASH, que vai funcionar na Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira, no Jardim Lorena.

Os primeiros beneficiados serão os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, que vão ser atendidos com atividades no contraturno. O projeto WASH, que significa Workshop dos Aficionados por Software e Hardware, é uma iniciativa que começou em 2013 no IFPR de Campinas, São Paulo. A proposta é levar para crianças do ensino fundamental a introdução, a programação, desenvolvimento de software, análise de dados, inteligência computacional, ou seja, uma forma de estimular a programação desde a infância.

O secretário de Educação, Lino Batista de Oliveira, ressaltou que a seleção do Albor Pimpão foi uma escolha pensada. “E a ideia, é claro, não é parar - a ideia é sempre continuar. E se o instituto continuar sendo parceiro nosso, nós vamos atrás das máquinas”, ressaltou o secretário. “Não é um mero laboratório de trabalho -veio para somar e para nos ajudar a tornar as crianças alfabetizadas no mundo digital”, acrescentou.

O diretor-geral do IFPR Arapongas, Thiago Pereira do Nascimento, destacou a parceria com a prefeitura. “Obrigado por acreditarem na parceria e na relevância do projeto”, disse.

O prefeito Rafael Cita, além de enaltecer o trabalho dos envolvidos no projeto e agradecê-los, conversou diretamente com os estudantes. “Acreditem em vocês, porque eu tenho certeza que, através da nossa educação, Arapongas está em boas mãos para o futuro”, finalizou.

Após a cerimônia, os presentes puderam conferir as instalações do laboratório, que conta com 20 computadores cedidos pela parceria com o IFPR. Os estudantes serão orientados por dois tutores.

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita de Arapongas, Édina Kümmel; o presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Nicke; vereador Marcelo Junio; e o representante da deputada Federal Luísa Canziani, Alcides Livrari.