CIDADES

min de leitura - #

Escolha de diretores terá consulta popular inédita em Apucarana

Cindy Santos

| Edição de 24 de fevereiro de 2025 | Atualizado em 24 de fevereiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana abriu inscrição para processo seletivo destinado à escolha dos novos diretores que atuarão nos 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 36 Escolas da sua rede durante o biênio 2025/2026. Para preencher os cargos, a administração adotou um processo seletivo em cinco etapas que inclui uma consulta pública a que os candidatos serão submetidos.

As inscrições seguem até 27 de fevereiro, diretamente no setor de protocolos da AME. O processo seletivo é regulamentado pelo Decreto nº 97/2025.

Podem participar da seleção todos os professores efetivos da rede municipal de Apucarana que atendam aos requisitos determinados no edital (ver quadro nesta página).

O certame será composto por cinco etapas, que incluem: o preenchimento do formulário de inscrição e envio de documentos, prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, consulta pública aos servidores lotados nas instituições de ensino, prova de títulos e análise da avaliação de desempenho funcional dos servidores referente aos anos de 2023 e 2024.

“Era um compromisso de campanha realizar um processo transparente, isento de indicações e com a participação dos servidores de cada escola. Além disso, temos incentivo Ministério da Educação para esse tipo de processo que priorize a formação docente”, salientou o prefeito Rodolfo Mota.

A expectativa, segundo ele, é ter um grande número de professores inscritos no processo. “Depois de 12 anos da mesma gestão é importante todos saberem que têm espaço e oportunidade para exercerem a função de diretor”, destaca.

COMISSÃO

Nesta semana, a Comissão Central do processo seletivo está visitando as unidades de ensino, convidando os professores a participarem da seleção. “Esta é uma oportunidade única para que você faça a diferença que tanto deseja ver na Educação. Como diretor, você poderá inspirar e transformar a vida de muitas crianças e profissionais”, afirma Claudemir Ockner, integrante da Comissão Central.

Os diretores eleitos tomarão posse no dia 28 de março. Entre os dias 24 e 27 de março, eles participarão de um curso de formação sobre as atribuições do cargo e de um período de transição com os diretores substituídos.