CIDADES

min de leitura - #

Estudantes da rede municipal publicam coletânea de poesias

Da Redação

| Edição de 10 de setembro de 2024 | Atualizado em 10 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Autarquia Municipal de Educação de Apucarana promoveu anteontem, no Cine Teatro Fênix, uma noite de autógrafos para o lançamento da Coletânea de Poesias, uma obra que reúne poemas escritos pelos próprios estudantes da rede municipal. O livro é o resultado do projeto “O prazer da leitura mais perto de você”, que é desenvolvido nas 36 escolas da rede municipal.

O projeto, voltado para alunos desde o Infantil 4 até o 5º ano, tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita de poesias. O processo acontece em várias etapas, começando com a apresentação de poetas clássicos e contemporâneos aos alunos. A partir daí, as crianças são estimuladas a criar seus próprios poemas e a declamá-los em recitais organizados nas escolas. Os poemas-destaque de cada unidade escolar são selecionados para um grande Sarau de Poesias, realizado no Cine Teatro Fênix, e, posteriormente, são publicados na coletânea.

A secretária municipal de Educação, professora Marli Fernandes, destacou a importância da poesia no desenvolvimento dos estudantes. “Ao ouvir ou ler poesias, as crianças desenvolvem uma apreciação pela musicalidade da língua e pelos ritmos que a tornam cativante. Ao escrevê-las, por sua vez, elas são estimuladas a brincar com as palavras, a criar imagens mentais e a encontrar novas formas de comunicar suas percepções sobre o mundo. Enfim, o trabalho com a poesia em sala de aula contribui para o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da autoexpressão dos meninos e meninas”, explicou.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, também participou do evento e destacou o excelente desempenho dos estudantes da rede municipal em avaliações externas.