A Prefeitura de Ivaiporã lançou ontem mais uma etapa do Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue, que é desenvolvido com as crianças e adolescentes das escolas municipais e dos projetos sociais do município.
O objetivo é conscientizar os mais jovens em relação aos riscos que o mosquito Aedes aegypti causa à saúde. O programa conta ainda com o apoio do Sesc/Paraná, que disponibiliza um aplicativo para as crianças para ajudar na eliminação dos focos do Aedes aegypti. Ivaiporã tem 2.173 casos de dengue registrados e está entre os municípios com mais casos no Paraná.
Mais uma vez, a teoria será aliada à prática, com as crianças vistoriando residências sob a coordenação da diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, agentes de endemias da Vigilância Sanitária e acompanhamento dos monitores e professores das escolas.
Durante as ações práticas, as crianças e adolescentes usam colete, cartão de identificação, caneta e adesivo que é colado na residência conforme o resultado da vistoria.
“Ter a parceria da rede municipal de ensino, da assistência social e das crianças é fundamental. Percebemos que elas são mobilizadoras, mudam as atitudes e a cultura. É a sociedade civil entendendo que devemos estar juntos contra a dengue”, destacou a secretária de Saúde.
Segundo a técnica de atividades do Sesc, Andrea Lisboa Marques Stresser, pelo aplicativo, a criança pode registrar, por meio de fotos, o possível foco de água parada e sua eliminação. As fotos são compartilhadas no próprio aplicativo e somam pontos ao participante.
O Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue foi transformado em lei municipal por indicação da vereadora Gertrudes Bernardy.