Com o objetivo de reforçar a importância dos cuidados com a saúde das mulheres, em especial na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai aumentar em 30% o repasse para realização dos procedimentos que rastreiam o câncer de colo de útero e de mama durante nos meses de outubro, novembro e dezembro. O valor pago pelo Estado aos prestadores, que em junho de 2024 foi de cerca de R$ 1,3 milhão ao mês, subirá para R$ 1,8 milhões mensais.
A ação integra a 6ª edição da campanha Paraná Rosa. Para garantir a oferta adequada de exames durante este período, o Governo do Estado, por meio da Sesa, Com este aporte, o volume de exames citopatológicos, que hoje é de 61,5 mil procedimentos ao mês, passará para 79,9 mil. Já para a mamografia, o quantitativo que gira em torno de 12,1 mil ao mês, passará para aproximadamente 15,4 mil exames disponibilizados.
“O Paraná Rosa é uma campanha fundamental para conscientizar e incentivar as mulheres a realizarem, de forma regular, os exames preventivos. Embora a prevenção deva ser uma prática contínua ao longo do ano, o mês de outubro traz visibilidade e reforça a importância desse cuidado com a saúde das mulheres”, diz o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
As ações do Paraná Rosa se estendem por todo o Estado com a adesão dos 399 municípios. Neste ano, além do envolvimento da primeira-dama e madrinha oficial da campanha, Luciana Saito Massa, a mobilização conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc). O Sesc em parceria com a Sesa, disponibilizará o “Sesc Saúde Mulher” para atender a população da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, oferecendo exames e serviços de saúde gratuitos.
“Estou muito feliz em poder participar novamente deste grande projeto e em levar informações a quem mais precisa. Sabemos que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento do câncer. Por isso, é fundamental conscientizar as mulheres sobre a importância de cuidar da sua saúde, buscar ajuda profissional e realizar os exames regularmente”, afirma a primeira-dama.
A ação será lançada na próxima terça-feira (8) no Litoral.
“Precisamos fazer valer a política de atenção integral à saúde das mulheres, principalmente na atenção primária à saúde e nos serviços e exames especializados quando necessário, para fortalecer ainda mais este momento e incentivar a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer, faremos este esforço adicional. Vamos aumentar a produção ambulatorial de exames e serviços de mamografias e Papanicolau”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.
Arapongas abre campanha hoje
Em Arapongas, a Campanha Outubro Rosa, já tem agenda definida. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) terão atendimentos especiais, voltados para exames preventivos, consultas, agendamento de mamografia, rodas de conversa para educação em saúde, vacinação e muito mais.
“Por mais um ano, Arapongas se mobiliza para sensibilizar as mulheres para a detecção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Mas também queremos envolver toda a sociedade neste importante ato”, falou o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.
O secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, também reforça o chamado para que as mulheres procurem o local mais próximo, enaltecendo a importância da prevenção. “É um período em que intensificamos à atenção para a saúde das mulheres. Aproximando ainda mais mulheres dos serviços públicos em saúde. Contamos com a participação de todas as mulheres”, falou.
A campanha será aberta oficialmente na manhã de hoje, no Cisam.