CIDADES

min de leitura - #

Excesso de chuva coloca municípios da região em alerta

Cindy Santos

| Edição de 09 de dezembro de 2024 | Atualizado em 09 de dezembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O grande volume de chuva registrado nos últimos dias deixou a região em alerta para possíveis desastres. Várias cidades do Vale do Ivaí registram aumento do nível de mananciais, quedas de árvores e problemas em estradas rurais.

Em Ivaiporã, o prefeito Luiz Carlos Gil se reuniu com equipe ontem pela manhã para avaliar os impactos das fortes chuvas que atingiram o município no fim de semana. Até por volta das 12 horas de ontem o acumulado era de quase 400 mm, mais que o dobro da média histórica do mês no município que é de 187 mm.

“Estamos enfrentando um volume significativo de chuva, com 80 mm somente nesta manhã. Desde sábado, estamos mobilizados com uma força-tarefa envolvendo diversas secretarias, como Ação Social, Obras, Viação, Meio Ambiente e Assistência Social. Apesar do cenário desafiador, a situação está sob controle”, afirmou o prefeito.

Levantamento da Defesa Civil aponta que bueiros transbordaram na cidade e residências localizadas em regiões ribeirinhas foram alagadas. Duas famílias precisaram deixar suas residências devido ao risco de desabamento de muros.

“Essas pessoas foram acolhidas pelos familiares e, preventivamente, colocamos lonas nos locais de risco”, explicou.

Entre as ações imediatas realizadas pela prefeitura e Defesa Civil, estão a distribuição de cestas básicas e o desassoreamento de rios.

Ontem pela manhã, o Rio Ivaí havia atingido 4,30 metros acima do nível no medidor de Porto Ubá, em Lidianópolis. A elevação, considerada significativa, preocupa moradores especialmente em áreas próximas às margens do rio.

Em São João do Ivaí, o grande volume de chuva fez o Rio da Bulha transbordar, deixando a ponte submersa. O município também registrou alagamentos em estradas e desníveis em outras pontes. A população é orientada a evitar transitar por trechos afetados pelas chuvas e a redobrar a atenção em áreas de risco.

Em Faxinal, o secretário de governo, Francisco Alfredo Ferreira, o Ral, afirmou que a brigada municipal está em alerta. “Realmente, o volume de chuva foi grande e há pontes e bueiros na zona rural que podem ter problema de rompimento. Mas a princípio, está tudo sob controle na cidade. Se eventualmente acontecer algum problema, uma das primeiras medidas é interditar esses pontos”, afirma.

Em Apucarana, o diretor da Defesa Civil, Reinaldo Donizete Andrade, informou que as equipes estão monitorando pontos críticos. Apesar da chuva intensa no fim de semana, apenas uma queda de árvore foi registrada. “Estamos em alerta por conta do grande volume de chuva. Mas, até o momento, não registramos ocorrências”, afirma.

SOBREAVISO

Em Arapongas, a Defesa Civil mudou o alerta de laranja para vermelho, após o município registrar 50 milímetros de chuva em apenas 8 horas no último domingo.

“Aumentamos o monitoramento das chuvas e já avisamos pessoas que fazem parte da primeira etapa do plano de contingência. Estamos à disposição e em qualquer situação de risco, destelhamento, alagamento, deslizamento de terra ou outros, entrar em contato com os números de emergência”, disse o coordenador da Defesa Civil de Arapongas, Paulo Antônio Kümmel.