Médicos realizaram ontem a captação do coração, rins, fígado e córneas do morador de Apucarana, Cleber William de Freitas, de 42 anos, que morreu no Hospital da Providência. Ele não resistiu após sofrer uma queda de moto no domingo na Rua Grande Alexandre, na Vila Nova. O coração foi transportado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a São Paulo.
Segundo informações do irmão Carlos Fernando de Freitas, conhecido como Piu, o coração vai ser transplantado em um paciente de Barretos (SP); as córneas foram levadas para Londrina e o fígado e os rins para Curitiba. “Meu irmão foi meu herói. É um anjo para várias famílias”, diz Pio, emocionado. A captação ocorreu no “Providência” e a distribuição dos órgãos foi feita pela Central de Transplantes.
O coração foi transportado na manhã desta quarta-feira (02). Três médicos de Barretos vieram fazer a captação do órgão no Hospital da Providência. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a escolta de um veículo que transportava o órgão e os três médicos, que necessitavam de celeridade no deslocamento para chegar ao aeroporto da cidade.
O percurso foi realizado entre o Hospital da Providência e o aeroporto Capitão João Busse, onde um avião da Força Aérea Brasileira aguardava para realizar o transporte do órgão e dos médicos.
“Apesar do elevado fluxo de veículos na área central de Apucarana, a escolta foi realizada com sucesso, sem percalços e de forma ágil, possibilitando que o órgão chegasse dentro do tempo adequado para que a cirurgia de transplante fosse realizada com êxito”, informou a PRF.
Conhecido como Clebinho, Cleber William de Freitas trabalhava na área de vestuário e também era muito conhecido no futebol amador de Apucarana.