A programação técnica da 9ª edição da Festa do Ovo e do Abacate de Arapongas iniciou os trabalhos ontem com o 4º Encontro dos Produtores de Abacate, evento técnico que reúne palestras com especialistas para debater tendências e as atividades desenvolvidas na área, promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) em parceria com a Prefeitura de Arapongas.
Cerca de 80 pessoas de várias localidades se inscreveram para participar das atividades, que aconteceram na sede do Instituto de Previdência, Pensões e Aposentadorias dos Servidores de Arapongas (IPPASA).
O engenheiro agrônomo e produtor de abacate Aderson Tokushima representou a Colônia Esperança. A localidade concentra a maior parte da produção da fruta no município, que alcançou, ano passado, uma produção estimada de 3,9 mil toneladas, movimentando quase R$ 17 milhões.
Peter Alexandre Van Engelenhoven, técnico agropecuário do IDR Paraná, um dos organizadores do Encontro, ressalta a importância de estar sempre em contato com os produtores para entregar um bom resultado. “Esse evento a gente faz com várias mãos, e é um desafio entrega-lo com a palestras bem estruturadas, com o pessoal de renome, com tema que tenha interesse com bastante relevância para os produtores e que consiga trazer mais tecnologia para cultivo do abacate”, detalha.
Participaram da abertura, a secretária de Agricultura de Arapongas, Sandra Corrêa e a vice-prefeita, Édina Kümmel.
Hoje, dia da abertura oficial da festa, ainda na parte técnica, haverá o 4º Seminário da Associação Paranaense de Avicultura (Apavi), no Cine Mauá. Com o lema “Conhecimento que transforma a avicultura”, vai reunir palestrantes de referência nacional e internacional, trazendo vivências e conteúdos que dialogam diretamente com os desafios e oportunidades do setor. Inscrições são gratuitas e mais informações pelo www.apavioficial.com.br.
FESTA
A 9ª Festa do Ovo e do Abacate inicia hoje no entorno da igreja da Colônia Esperança, com abertura da praça de alimentação às 18 horas. Às 19 horas, o bispo Dom Carlos José de Oliveira, preside a missa em ação de graças aos 90 anos da Colônia Esperança.
A festa segue até domingo com várias atrações culturais, artísticas e gastronômicas.