Aproximadamente 60 mil visitantes são esperados neste domingo (2), Dia de Finados, nos cemitérios de Apucarana e Arapongas, apontam estimativas divulgadas pelas prefeituras municipais. Segundo a Autarquia Municipal de Serviços Funerários (Aserfa) de Apucarana, a expectativa é receber mais de 40 mil pessoas, a maioria no Cemitério Cristo Rei, o maior da cidade, por onde devem passar aproximadamente 30 mil visitantes.
Segundo o diretor-superintendente da Aserfa, José Deco Airton de Araújo, o horário de visitação é das 7h até as 18h. Nas últimas semanas, a prefeitura realizou uma grande mobilização com limpeza intensificada, reforço na segurança e organização dos acessos aos cemitérios municipais. Os locais também terão barracas com vendedores ambulantes e banheiros químicos para a população. O prazo para limpeza dos túmulos terminou ontem, mas poderá ser retomado normalmente a partir do dia 3 de novembro, bem como outros serviços como construção, reforma e pintura.
“Teremos um esquema especial no trânsito por conta do grande volume de pessoas. A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito estará envolvida. No Cemitério Cristo Rei, precisamos fechar a parte do estacionamento, onde foram instaladas as barracas dos vendedores ambulantes de vários segmentos, como alimentação, flores, velas, entre outros”, comenta Deco.
A recomendação é que os vasos de flores sejam deixados sem embalagens plásticas ou qualquer outro material que possa acumular água. “Estamos em campanha contra a dengue e teremos um pessoal orientando as famílias”, ressalta.
Segundo informação divulgada pela Diocese de Apucarana, haverá missas durante todo o dia. A programação religiosa inclui celebrações na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes às 8h,10h, 18h e 19h30. Também haverá missas no Cemitério Cristo Rei às 9h, 15h e 17h (a última será transmitida ao vivo pelo Facebook da Paróquia Cristo Sacerdote), no Cemitério da Saudade às 9h e às 15h e no Cemitério Portal do Céu às 9h30 e 15h.
ARAPONGAS
Em Arapongas, a coordenação dos dois cemitérios do município acredita que aproximadamente 20 mil pessoas passarão pelos locais no domingo.
Valdecir Antônio Scarcelli, administrador dos cemitérios de Arapongas disse que os locais foram preparados para receber os familiares.
“Trabalhamos para humanizar a questão de dar uma atenção, manter o local limpo para receber as pessoas, não somente agora, mas durante todo o ano, para que o visitante possa ter o seu momento”, comenta.
Em Arapongas, haverá missas no Cemitério Municipal neste sábado (1), às 16 horas, e no domingo (2), às 8h, 10h, 15h e 17h, além de uma celebração no Cemitério Acácias, às 14 horas.