CIDADES

min de leitura - #

Florada da cerejeira chega com atraso e enfeita ruas da cidade

Da Redação

| Edição de 03 de julho de 2023 | Atualizado em 03 de julho de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com admiração, Elizabete Tavares de Souza escolhe atentamente o ângulo para registrar a melhor imagem. Assim como ela, que tem a fotografia com atividade de lazer, os apucaranenses mais uma vez se encantam com o início da florada da cerejeira- ornamental. Árvore símbolo do Japão, a espécie foi introduzida em Apucarana a partir da década de 1970, pelas mãos de pioneiros imigrantes japoneses, e hoje podem ser avistada aos milhares por toda a cidade, dos bairros ao centro e até na zona rural.

Indagada pela reportagem sobre o interesse pela florada, Bete Souza disse ter paixão por paisagens e animais. “Tudo relacionado à natureza. Nesta época do ano, as cerejeiras do Japão e os manacás da serra estão muito lindos”, disse a fotógrafa amadora.

O presidente da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), Keniti Ishida, pontua que a apucaranense tem razão. “Com a chegada do frio, as nossas cerejeiras começaram a florir. Este ano, com um pouco de atraso, mas com a mesma beleza”, disse o representante da colônia japonesa em Apucarana. 

A árvore, que carrega um simbolismo especial para os nipônicos, adaptou-se muito bem ao clima da cidade, sendo um importante legado de seus antepassados. 

Segundo registro da Acea, fundada e mantida pela colônia japonesa, a florada apucaranense teve início a partir do plantio de 100 mudas pela Associação dos Idosos da Acea (Matsumikai). Por ser cultuada pelos imigrantes japoneses, a florada ganhou uma festa anual em Apucarana, a Festa da Cerejeira. 

Diante do valor histórico e cultural da cerejeira-ornamental no município, a Prefeitura de Apucarana inclui a árvore como ornamento em vários projetos, usando a espécie na arborização de ruas, parques, praças e entradas da cidade.