O Norte do Paraná se prepara para um dos mais importantes encontros regionais voltados à integração e ao planejamento estratégico: o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Norte do Paraná, que será realizado no dia 9, na Sociedade Rural do Paraná, no Recinto José Garcia Molina. Com o objetivo de promover o diálogo, a cooperação e o alinhamento de políticas públicas entre os municípios da Região Metropolitana de Londrina — que inclui Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana —, o evento busca fortalecer ações conjuntas voltadas à inovação, sustentabilidade e competitividade econômica.
O Fórum é uma realização do GCSM (Global Council for Sustainable Management), com participação especial do Fórum das Américas, em parceria com a Sociedade Rural do Paraná e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), SEBRAE e CEAL, dentre as entidades da sociedade civil organizada, e conta ainda com o apoio de outras instituições voltadas ao fomento regional.
O evento reunirá autoridades e lideranças de todo o Estado, incluindo o governador do Paraná, Ratinho Junior, ministros, senadores, secretários estaduais, deputados federais e estaduais, além de prefeitos, vereadores, empresários e presidentes de entidades de classe.
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, enfatizou a importância do Fórum de Desenvolvimento Econômico para os municípios, não só do G-6, mas de toda região. “Este Fórum reafirma o protagonismo do Norte do Paraná como um dos motores econômicos do Estado. É momento de somarmos forças”, destacou Amaral.
O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, enfatiza que a participação é uma oportunidade estratégica para fortalecer a Região Metropolitana de Londrina e projetar as vocações econômicas da região. “O Fórum se torna uma vitrine de alto impacto para setores como a indústria do boné — em que Apucarana lidera como maior polo de confecções do Paraná e um dos maiores do Brasil — além dos segmentos metalmecânico e de biofertilizantes. O município também se destaca como referência educacional, ao abrigar quatro instituições de ensino superior, sendo duas privadas, uma estadual e uma”, salientou Rodolfo Mota.
O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, reitera que o Fórum é uma oportunidade para que as lideranças municipalistas possam fortalecer as discussões estratégicas que moldam o futuro do Norte do Paraná. “Todo gestor com olhos voltados para o futuro deve valorizar um evento que reúne líderes, especialistas e gestores públicos para alinhar políticas e promover soluções conjuntas para desafios regionais. Estar presente significa integrar-se a uma rede de cooperação que busca desenvolvimento econômico, inovação e sustentabilidade”, salientou.