Aqueda brusca de temperatura prevista para atingir o Paraná a partir desta quarta-feira (28) está mobilizando prefeituras da região no reforço aos serviços de atendimento à população vulnerável. Segundo o Simepar, a chegada de uma frente fria, precedida pela passagem de uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas em todo estado. Na região de Apucarana, hoje a mínima prevista é de 9°C. Amanhã, as temperaturas devem variar entre 5°C e 16°C.
Em Apucarana, o serviço especial de acolhimento noturno para pessoas em situação de rua tem início hoje. “Os homens serão atendidos no Centro Pop, enquanto as mulheres receberão acolhimento na Casa Marta e Maria”, informa Fabíola Carrero, secretária da Assistência Social.
Caso a demanda ultrapasse a capacidade dos espaços (25 homens e 20 mulheres), já há planejamento para ampliar o atendimento por meio de outras instituições sociais, como a Casa de Misericórdia.
O prefeito Rodolfo Mota destaca que o serviço não tem data definida para encerramento. “Enquanto houver frio e necessidade de acolhimento noturno, Apucarana estará pronta para oferecer cuidado e dignidade às pessoas em situação de rua”, afirma o prefeito.
Fabíola esclarece que muitos já conhecem o fluxo de acesso ao serviço, mas reforça que a assistência social estará de prontidão para encaminhamentos. “Durante o acolhimento, as pessoas terão acesso a materiais de higiene, banho, roupas, alimentação (jantar a partir das 20 horas), local para dormir e cobertores. Também haverá sempre um chá ou chocolate quente para aquecer o fim da noite”, informa.
Ela acrescenta que o serviço conta com o apoio da comunidade. “Recebemos com frequência doações de roupas, e, recentemente, o Sesc nos repassou travesseiros produzidos em oficinas de costura, o que tem contribuído com o acolhimento”, destaca.
ARAPONGAS
Em Arapongas, a Prefeitura ativou o Abrigo Emergencial para a população em situação de rua. O atendimento inicia hoje e segue até sábado (31). A medida poderá ser prorrogada conforme a previsão meteorológica. O pernoite será oferecido no mesmo local em que funciona o Centro Pop, com entrada às 18 horas. As pessoas em situação de rua terão acesso à alimentação (jantar e café da manhã), a itens e higiene pessoal, entrega de roupas e cobertores.
“Essa ação reforça o compromisso da secretaria com o acolhimento da população de rua”, destaca o coordenado do Centro Pop, Alisson Molinari.
JANDAIA DO SUL
Em Jandaia do Sul, o programa Noite Segura também inicia atividades hoje e segue até domingo (01) com atendimento na AMPAC, com horário de entrada das 17 às 20 horas. Segundo a Prefeitura, serão oferecidos jantar, cobertores, agasalhos e espaço seguro para pernoite. O acolhimento será realizado sempre que a temperatura atingir níveis inferiores a 10°C. Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, a população pode entrar em contato com o CREAS pelo telefone (43) 3123-0351.
Animais do Bosque foram protegidos
A Prefeitura de Apucarana também concluiu ontem a preparação dos viveiros do bosque municipal para proteger os animais dos efeitos do frio e do vento. O trabalho, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), incluiu a instalação de cortinas plásticas nos espaços. “Com a chegada do inverno, os animais buscam abrigo e locais onde possam se aquecer. As aves menores, como periquitos e canários, são particularmente sensíveis ao clima frio”, explica Diego da Silva, secretário da Sema.
O prefeito Rodolfo Mota destaca a preocupação da administração com o bem-estar dos animais. “Desde o início do mandato, determinamos uma primeira etapa de revitalização do Bosque com limpeza, manutenção geral e pintura. Agora, estamos elaborando um projeto para revitalização também dos viveiros, como parte das ações dos “100 Dias de Futuro”, além da aquisição de novos brinquedos para a área infantil”, informa.