CIDADES

min de leitura - #

Fundação do prédio do Centro Empresarial da Acia é finalizada

Da Redação

| Edição de 19 de setembro de 2023 | Atualizado em 19 de setembro de 2023
Centro Empresarial terá 28 andares na região da Praça do Redondo
Centro Empresarial terá 28 andares na região da Praça do Redondo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 6 milhões de quilos de concreto foram utilizados na fundação do Centro Empresarial Acia. Ontem, a empresa responsável pela obra, a Ida Construtora, realizou a concretagem do último bloco da fundação do prédio idealizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). 

Segundo o engenheiro Luiz Antônio Pereira Junior, a obra já consumiu mais de 3 mil metros cúbicos de concreto e 200 toneladas de ferro. São 19 trabalhadores trabalhando diariamente na construção, que tem previsão de ser concluída em 2028. 

O empresário Jayme Leonel, presidente da Sociedade de Propósito Específico (SPE), criada para conduzir as obras, afirma que o momento é simbólico. “Nós estamos testemunhando a concretagem do último bloco da fase de fundação. E o início do levantamento do prédio, que está sendo construído há várias mãos”, pontua.

Segundo ele, o prédio, em construção na esquina das ruas Guarapuava e Irmã Eleutéria, apresentará o que há de mais moderno na área de construção civil. Jayme Leonel lembra ainda que a Acia passará ocupar o térreo, deixando o tradicional endereço no Palácio do Comércio.

Esta fase da obra durou cerca de seis meses e teve a presença de duas perfuratrizes, que, além de escavar, faziam a concretagem. “Eram máquinas modernas. Com elas, conseguimos chegar hoje na concretagem do último bloco, que leva só ele, mais de 70 toneladas de concreto”, diz Leonel.

O presidente da Acia, Wanderlei Faganello, ressalta que, para marcar esta data, cerca de 30 alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) visitaram o empreendimento. 

EDIFÍCIO

Com 28 andares, o Centro Comercial Acia assumirá o posto de maior e mais moderno edifício da cidade. O prédio contará com 174 salas comerciais e prevê um investimento total de R$ 60 milhões. São 30 mil metros quadrados de área construída, incluindo subsolo, térreo, três pavimentos para estacionamento e uma torre de 23 andares destinada exclusivamente para as salas comerciais