A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (Segtran), promoveu uma capacitação voltada ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência. A formação foi realizada entre os dias 12 e 23 de janeiro e envolveu 47 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e 16 servidores do Departamento Municipal de Trânsito.
A iniciativa teve como objetivo qualificar os agentes que, muitas vezes, realizam o primeiro atendimento em situações de violência, reforçando o acolhimento adequado e a articulação com a rede municipal de proteção à mulher, garantindo mais sensibilidade, escuta ativa e encaminhamentos corretos.
A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota, destacou a importância da ação integrada. “As forças de segurança geralmente são as primeiras a serem acionadas em situações de flagrante. Além disso, contamos com a Patrulha Maria da Penha, que atua junto à Guarda Municipal. Essa capacitação reforça a conscientização sobre o acolhimento humanizado e fortalece ainda mais a parceria entre as forças de segurança e a Secretaria da Mulher, que dará continuidade ao atendimento na sequência”, afirmou.
A formação foi ministrada pela diretora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), a advogada Fernanda de Freitas Araújo, em parceria com a assistente social da Semaf, Érica Patrícia Borges. Entre os temas abordados estiveram o papel da mulher na sociedade, os tipos de violência contra a mulher, a atuação da GCM e dos agentes de trânsito no atendimento e acolhimento, além do uso do dispositivo de segurança da plataforma CCONet.