CIDADES

min de leitura - #

Governo garante maternidade no HU

Da Redação

| Edição de 03 de agosto de 2023 | Atualizado em 03 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Governo garante maternidade no HU

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador em exercício Darci Piana anunciou ontem que o Governo do Estado fará um investimento de R$ 3,79 milhões na adequação da maternidade do Hospital Universitário de Londrina (HU-UEL). O espaço foi usado durante a pandemia como Hospital de Retaguarda. Ele vai ser reestruturado com infraestrutura obstétrica e neonatal.

O Estado também vai destinar um aporte mensal de R$ 1,36 milhão à unidade para a contratação e custeio de profissionais de saúde especializados, como médicos e enfermeiros. Após as adequações, a nova maternidade vai contar com mais 39 leitos para procedimentos obstétricos e neonatal. “Estamos colocando aqui não só recursos para o complemento desta obra, como também para os equipamentos necessários.”, afirmou Piana.

A maternidade, especializada em atendimentos de alto risco, deve atender diretamente a moradores de toda a macrorregião de Londrina, que conta com 21 municípios, mas o alcance pode chegar a quase 100 cidades. “Durante a pandemia esta unidade se transformou no nosso centro de combate à Covid-19 no Norte do Paraná, por isso ela é histórica. Agora, a nova maternidade é a nova casa da gestação de alto risco. Teremos em Londrina profissionais de grande experiência junto com a academia, que reúne a faculdade de medicina, de enfermagem e outros cursos da saúde da UEL”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.