CIDADES

min de leitura - #

Guias de pagamento do IPVA já podem ser emitidas no Paraná

Da Redação

| Edição de 02 de janeiro de 2024 | Atualizado em 02 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Guias de pagamento do IPVA já podem ser emitidas no Paraná

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os contribuintes paranaenses já podem emitir as guias de recolhimento (GR-PR) do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. O valor total lançado neste ano é de R$ 6,36 bilhões para uma base de 4,67 milhões veículos tributados no Estado.

Para o atual exercício, a novidade é o desconto de 6% para os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento à vista do imposto. Assim como em 2023, a Secretaria da Fazenda mantém a possibilidade de quitação em cinco parcelas, sem desconto.

Uma alternativa de pagamento oferecida é o PIX, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, que proporciona o pagamento instantâneo a partir de mais de 800 instituições financeiras.

O pagamento nessa modalidade pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado. Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes.

Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual. As guias não são mais enviadas pelos correios e devem ser emitidas pelo Portal IPVA ou pelo Portal de Pagamentos de Tributos.

PRAZOS

Os prazos de pagamento do IPVA dependem do final da placa. Veículos com final 1 e 2 são os primeiros a quitar o tributo, que deve ser recolhido em cota única até o dia 17 de janeiro. Placas 3 e 4 têm prazo até dia 18; seguidas de finais 5 e 6 (19); 7 e 8 (22) e 9 e 0 (23). As mesmas datas valem para o pagamento da primeira parcela do tributo.