O Hospital Norte Paranaense (Honpar) de Arapongas se prepara para aderir ao mutirão de cirurgias eletivas da Secretaria de Estado da Saúde e deve receber pacientes dos 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana.
A adesão foi abordada recentemente, em Curitiba, durante reunião mantida pelo secretário de estado da saúde, Beto Preto, com o médico Roberto Koch, representando o Honpar.
Ontem, o tema foi retomado em Arapongas, na sede do Honpar em reunião com o diretor da 16ª RS, Lucas Leugi, acompanhado de Marcos Vinicius Oliveira da Costa assessor da direção do órgão, e equipe do hospital, representada pelos médicos Roberto Koch e Ricardo Akira, pelo coordenador de Obras Ivo Koch e o diretor administrativo Mero Benites.
Segundo o médico Roberto Koch, o Honpar quer participar do mutirão de cirurgias eletivas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio de vagas extras, sem prejuízo da fila de cirurgias de urgência e emergência.
“Podemos atender a demanda de cirurgias em diversas especialidades, tais como oftalmologia, vascular, ortopedia e urologia, entre outras. A prioridade seria atender os pacientes de Arapongas, Apucarana e de outras cidades mais próximas”, anunciou Koch.
Lucas Leugi explica que a adesão do Honpar deve ser formatada nas próximas semanas. “Desejamos que os pacientes passem por consultas e exames e que as cirurgias sejam agendadas, com todos procedimentos sendo feitos no próprio Honpar”, informa Leugi, frisando que isso será viabilizado com cotas extras de cirurgias.
O secretário de Saúde Beto Preto destaca que a Sesa, com total apoio do governador Ratinho Junior, vai bancar os custos deste mutirão de cirurgias eletivas por todo o Paraná.
“Entre estas cirurgias se incluem procedimentos de laqueadura, hérnia, oftalmológicas, hemorroida, fístula, vesícula, vasectomia e das áreas de otorrino e ortopedia”, pontua Beto Preto.