A Prefeitura de Apucarana definiu, por meio de licitação, a empresa que irá executar a instalação da decoração natalina. Conforme cronograma previsto no contrato com a Guimarães Materiais Elétricos Ltda, os trabalhos de montagem deverão iniciar na segunda-feira (11). As novidades deste ano serão o trem elétrico e uma árvore de Natal tecnológica, que completarão o cenário composto por túnel de luz, bola, caixa e sino com passagem, bolas de Natal, taças comemorativas, letreiros, chafariz de LED e arcos luminosos nas ruas.
De acordo com o prefeito Junior da Femac, a montagem acontecerá no período de 11 a 29 de novembro. “Se tudo ocorrer dentro do esperado, poderemos até antecipar o início dos trabalhos. O acionamento da iluminação está programado para ocorrer entre os dias 25 de novembro e 30 de novembro e os enfeites permanecem ativos até o dia 7 de janeiro”, pontua Junior da Femac.
A decoração de Natal será instalada nas praças Rui Barbosa, Semiramis Braga (28 de Janeiro) e Interventor Manoel Ribas (Redondo). “Os enfeites estarão também na área central, abrangendo as ruas Oswaldo Cruz, João Cândido Ferreira, Ponta Grossa, Rio Branco, Osório Ribas de Paula e Avenida Curitiba. Vamos preparar uma experiência muito bonita, com cenários natalinos especiais, buscando encantar principalmente as nossas crianças”, reitera Junior da Femac.
A decoração será levada ainda para outros locais, como o Parque Jaboti, Espaço das Feiras e as principais rotatórias da cidade. “Além de criar o ambiente natalino, a decoração acaba atraindo também pessoas de outras cidades, fomentando o comércio local”, ressalta o secretário municipal de Indústria, Comércio e Emprego, Edson Peres Estrope.
Conforme dados da associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), somente com as 150 empresas que aderiram à campanha de natal no comércio local em 2023, foram registradas vendas de aproximadamente R$10 milhões. A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Emprego estima que, no total, o faturamento do comércio de Apucarana, no Natal de 2023, foi superior a R$30 milhões.
Para o secretário Edison Peres Estrope, os atrativos que começam a ser instalados em praças, ruas, avenidas e rotatórias na área central da cidade atraem mais consumidores locais e de toda a região