Cinco alunos com deficiência visual de escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana foram contemplados com óculos OrCam MyEye 2. Os equipamentos usam inteligência artificial e permitem o acesso fácil e instantâneo a informações em tempo real, com transmissão por áudio. Os alunos participaram ontem de uma demonstração do funcionamento dos aparelhos adquiridos pelo Governo do Estado.
O aparelho tem uma câmera inteligente que é capaz de ler instantaneamente textos de qualquer superfície, reconhecer produtos, cores e cédulas de dinheiro em real ou dólar, rótulos, identificação de rostos e até mesmo a cor de uma roupa.
Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permitindo escolher entre voz masculina e feminina, com comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura. O aparelho foi doado pelo Governo do Estado e cada unidade custou R$ 14,9 mil.
O chefe do NRE de Apucarana, professor Vladimir Barbosa, afirma que a iniciativa é um marco na vida desses estudantes. “É uma tecnologia muito avançada vinda de Israel”, salienta.
Segundo a professora Lucimara Gori, os alunos contemplados são de cinco municípios. “São alunos de Arapongas, Apucarana, Cambira, Califórnia e Mauá da Serra que agora vão conseguir ler o livro didático, reconhecer as cores, interagir com seus colegas e professores, além de muitas outras coisas. É uma iniciativa maravilhosa que está beneficiando nossos alunos”, conta.
A demonstração das funcionalidades dos óculos contou com a participação da estudante de Apucarana Maria Gabriela Tebaldi, que já é familiarizada com a tecnologia. Em 2019, a direção do Colégio Estadual Polivalente, onde ela estuda, fez uma campanha para adquirir um Orcam para a estudante.
“É um aparelho muito bom, que me ajuda a ter muita independência. Me auxilia muito nos estudos e eu fiz um tutorial para ensinar o pessoal a utilizar o Orcam”, contou a aluna.
A estudante Isabela Silva Rodrigues experimentou o equipamento e afirma que adorou. “É o óculos mais incrível”, diz a menina, contando que o dispositivo a ajuda distinguir cores e reconhecer rostos de pessoas.