CIDADES

min de leitura - #

Inteligência artificial ajuda alunos com deficiência visual

Louan Brasileiro

| Edição de 19 de setembro de 2023 | Atualizado em 19 de setembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Inteligência artificial ajuda alunos com deficiência visual

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cinco alunos com deficiência visual de escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana foram contemplados com óculos OrCam MyEye 2. Os equipamentos usam inteligência artificial e permitem o acesso fácil e instantâneo a informações em tempo real, com transmissão por áudio. Os alunos participaram ontem de uma demonstração do funcionamento dos aparelhos adquiridos pelo Governo do Estado. 

O aparelho tem uma câmera inteligente que é capaz de ler instantaneamente textos de qualquer superfície, reconhecer produtos, cores e cédulas de dinheiro em real ou dólar, rótulos, identificação de rostos e até mesmo a cor de uma roupa.

Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permitindo escolher entre voz masculina e feminina, com comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura. O aparelho foi doado pelo Governo do Estado e cada unidade custou R$ 14,9 mil.

O chefe do NRE de Apucarana, professor Vladimir Barbosa, afirma que a iniciativa é um marco na vida desses estudantes. “É uma tecnologia muito avançada vinda de Israel”, salienta.

Segundo a professora Lucimara Gori, os alunos contemplados são de cinco municípios. “São alunos de Arapongas, Apucarana, Cambira, Califórnia e Mauá da Serra que agora vão conseguir ler o livro didático, reconhecer as cores, interagir com seus colegas e professores, além de muitas outras coisas. É uma iniciativa maravilhosa que está beneficiando nossos alunos”, conta.

A demonstração das funcionalidades dos óculos contou com a participação da estudante de Apucarana Maria Gabriela Tebaldi, que já é familiarizada com a tecnologia. Em 2019, a direção do Colégio Estadual Polivalente, onde ela estuda, fez uma campanha para adquirir um Orcam para a estudante.

“É um aparelho muito bom, que me ajuda a ter muita independência. Me auxilia muito nos estudos e eu fiz um tutorial para ensinar o pessoal a utilizar o Orcam”, contou a aluna.

A estudante Isabela Silva Rodrigues experimentou o equipamento e afirma que adorou. “É o óculos mais incrível”, diz a menina, contando que o dispositivo a ajuda  distinguir cores e reconhecer rostos de pessoas.