CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã conclui pavimentação do complexo esportivo Sapecadão

Da Redação

| Edição de 10 de junho de 2025 | Atualizado em 10 de junho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Inaugurado em 1982, o Complexo Esportivo Leovegildo Barbosa Ferraz – conhecido como Sapecadão, enfim foi asfaltado. A pavimentação do entorno da principal praça esportiva de Ivaiporã foi finalizada e faz parte de um processo de revitalização que vem sendo planejado pela administração.

A obra foi custeada com R$ 1,5 milhão com recursos destinados pelo deputado federal Sérgio Souza. Ao acompanhar a pavimentação asfáltica, o prefeito Carlos Gil classificou o momento como histórico, acompanhado da vice-prefeita Gertrudes Bernardy, ex e atual secretário de Obras – Bruno Montoro e Guilherme Vanjura, e da arquiteta da Prefeitura, Amanda Rosa.

“É uma mudança importante para quem usa o espaço no dia a dia – sejam atletas, estudantes ou participantes de eventos”, afirmou Carlos Gil, acrescentando que o local nunca havia passado por melhorias estruturais desde a inauguração.

O Complexo Esportivo abriga o Centro Paraolímpico e o curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o que torna a acessibilidade um ponto essencial da revitalização. “Nos dias de chuva, era difícil até caminhar. Agora, com o asfalto, o acesso melhora. Além disso, temos um projeto maior em desenvolvimento pela Secretaria de Obras para transformar este espaço em cartão-postal de Ivaiporã”, completou Carlos Gil.

A revitalização completa ainda levará tempo, segundo o prefeito, mas tem recursos garantidos. “Temos R$ 7 milhões assegurados com apoio dos deputados Ademar Traiano e Alexandre Curi, via Governo do Estado. A obra inclui reforma da estrutura metálica, troca de piso da quadra, implantação de poltronas, arquibancadas no Estádio Manuel Fernandes Silva, pista de atletismo sintética, iluminação em LED e paisagismo. Até o final 2026, esperamos entregar um espaço totalmente renovado”, antecipou o prefeito.

A Prefeitura também asfaltou em frente ao Fórum da Comarca, onde a pavimentação estava deteriorada.

ACESSIBILIDADE

O professor da UEM e coordenador de projetos para pessoas com deficiência, Ricardo Carminato, se emocionou com a acessibilidade do projeto. “Sempre disse que o coração do Vale do Ivaí bate dentro do Ginásio Sapecadão. Ver esta área com asfalto, guias rebaixadas e calçadas é uma conquista para a população. A obra vai permitir que crianças, atletas e pessoas com deficiência tenham mais qualidade de vida”, declarou Ricardo Carminato, que também comemorou a instalação do elevador no Ginásio Sapecadão. “Para quem trabalha com inclusão é um sonho antigo. Poder levar uma pessoa com deficiência ao centro da quadra é garantir dignidade”, vibrou o professor.

O diretor do Campus da UEM, Eduard Ângelo Bendrath, citou os benefícios. “Temos cerca de 120 alunos cursando Educação Física. Em dias de chuva era um transtorno enorme”, antecipou Eduard Bendrath.