CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã conquista 2º lugar em prêmio de gestão pública

Da Redação

| Edição de 22 de outubro de 2025 | Atualizado em 22 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de Ivaiporã conquistou o 2º lugar na categoria Sustentabilidade do 13º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), com o projeto Raízes do Futuro: Ivaiporã, Coração Verde do Paraná. A cerimônia de premiação foi realizada anteontem, na Assembleia Legislativa do Paraná, e reconheceu as melhores iniciativas de gestão pública do Estado.

O troféu foi entregue ao prefeito licenciado Carlos Gil e à prefeita em exercício Gertrudes Bernardy. O projeto de Ivaiporã promove sustentabilidade e arborização urbana por meio da educação ambiental, inclusão social e participação comunitária, unindo conservação e inovação para transformar o espaço urbano e fortalecer a consciência ambiental.

O projeto Raízes do Futuro foi lançado em 2024 e uniu arborização urbana, manutenção das unidades de conservação e inclusão social em um mesmo programa, mobilizando escolas, associações e a população. As ações envolveram desde o plantio de mudas nativas à criação de trilhas acessíveis e a ampliação do Viveiro Municipal.

Durante o III Congresso de Valorização do Dia da Árvore, 2.300 crianças de 10 escolas e 2 projetos sociais participaram da peça teatral Vozes da Floresta: A Missão de Potira. Na Semana da Árvore, atividades educativas como a Caça ao Tesouro Ambiental ensinaram sobre a flora e a importância da Araucária – símbolo do Paraná e espécie ameaçada de extinção.

O Viveiro Municipal distribuiu 5,9 mil mudas em 2024, fortalecendo programas permanentes de arborização, como o Minha Araucária e o Cultivando Água Limpa, responsável pela revitalização de dezenas de nascentes. Além disso, foram plantadas 730 mudas no Parque Natural Mata do Placídio e 633 árvores em praças e avenidas, ampliando a cobertura vegetal urbana.

Para o prefeito Carlos Gil, o prêmio é o reflexo de um trabalho que alia planejamento técnico, consciência ambiental e amor por Ivaiporã. “Cuidamos das árvores, nascentes e daquilo que representa o verde de Ivaiporã. Este reconhecimento pertence aos servidores do Meio Ambiente – bem como à população e às escolas que participam dos programas ambientais. Plantar e preservar é garantir o futuro das próximas gerações”, afirmou Carlos Gil.

Conforme a prefeita em exercício o projeto Raízes do Futuro mostra que sustentabilidade também é inclusão. “Quando uma criança planta uma árvore, aprende sobre respeito e compromisso com a cidade. Este é o verdadeiro legado que queremos deixar para Ivaiporã”, garantiu Gertrudes Bernardy.