CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã discute novo protocolo de atendimento a autistas

Da Redação

| Edição de 09 de agosto de 2023 | Atualizado em 09 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Ivaiporã discute novo protocolo de atendimento a autistas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As equipes das secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e de Educação da Prefeitura de Ivaiporã, e os profissionais que compõem o programa Brilhantemente, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) se reuniram para avaliar e propor mudanças no atendimento ao autista prestado pelo município. 

A Prefeitura de Ivaiporã oferta desde abril de 2023, programa Autismo em Rede, visando organizar o cuidado com o autista e a família. A secretária municipal de Saúde de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, lamentou a inexistência de programa de cofinanciamento federal ou estadual em prol do autista. “Mas não podemos cruzar os braços e sim encontrar soluções. Neste sentido, criamos o programa Brilhantemente – paralelamente ao Autismo em Rede. O Brilhantemente realiza o diagnóstico e monta o plano de cuidado com o autista, o que elevou a procura por terapia, sobrecarregando o sistema de atendimento”, contou Cristiane Pantaleão. 

Para desenvolver o cuidado com o autismo foram realizadas duas capacitações com profissionais da Saúde, Assistência Social e da Educação, que tem Centro Especializado, onde identifica os autistas e desenvolve o grupo Ampare com os pais dos autistas. “Por isso, nos reunimos para reorganizar o Autismo em Rede e o programa Brilhantemente. Precisamos de mais treinamentos e formar mais profissionais para atender e fazer terapia com autistas. Além disso, é necessário melhorar a estrutura para acolher os autistas e os familiares”, descreveu.

Segundo ele, em 30 dias os pais serão reunidos para apresentação do formato de atendimento nos programas Autismo em Rede e Brilhantemente.

As crianças autistas e com transtornos de comportamento são o foco do inovador programa Brilhantemente, que destaca a importância da atenção integral, multidisciplinar e intersetorial