CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã prepara horta escola para atender rede municipal

Da Redação

| Edição de 30 de maio de 2025 | Atualizado em 30 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã está implantando uma horta comunitária em uma área de 12,2 mil metros quadrados. A proposta é ir além da produção de alimentos e transformar o espaço em uma horta escola, com foco na educação alimentar de crianças da rede pública. A área fica no antigo IBC e também vai abrigar o novo Viveiro Municipal de Mudas de Café.

O secretário municipal de Agricultura, Valdemir de Paula Barbosa, o Miro, explicou que a iniciativa deve ser inaugurada em breve. “Vamos plantar uma variedade de verduras, legumes, cítricos e outras frutíferas, tudo orgânico. Parte será produzida em estufas, outra ao ar livre”, afirmou.

Segundo a vice-prefeita Gertrudes Bernardy, a ideia é ensinar desde cedo como os alimentos são cultivados. As 10 escolas municipais e os sete CMEIS poderão levar os alunos até o local para acompanhar o plantio, a colheita e entender a importância de uma alimentação saudável. A horta contará com calçadas entre os canteiros, facilitando a circulação das crianças sem contato direto com a terra.

Além do aprendizado, os alunos dos projetos sociais também poderão levar para casa as hortaliças colhidas, como forma de incentivar o consumo de alimentos frescos e livres de agrotóxicos.

“Assim, elas aprendem nas primeiras etapas da vida escolar a valorizar alimentos frescos e saudáveis, como legumes e hortaliças. E levam isso para a vida. A meta é garantir uma alimentação equilibrada já na infância. É um projeto que fortalece a segurança alimentar e ajuda a formar cidadãos mais conscientes sobre o que consomem”, resume Gertrudes.

VIVEIRO

Além da horta educativa, a área do antigo IBC também receberá o novo Viveiro Municipal de Café, que antes funcionava no distrito de Jacutinga.

Segundo o secretário, o novo espaço é mais arejado, fica ao lado da secretaria e facilitará os cuidados com as mudas. “Aqui fica mais fácil acompanhar o plantio, desenvolver as mudas e depois entregar aos cafeicultores que vão precisar lá no Jacutinga”, explicou.

O novo viveiro terá capacidade para produzir cerca de 120 mil mudas por ciclo. A ideia é incluir variedades mais produtivas, para melhorar a qualidade e o rendimento nas lavouras.

“Com essas novas variedades, a gente quer ajudar a aumentar o plantio e a produtividade do café na região”, completou o secretário.

A previsão é que as obras do viveiro terminem em até 20 dias.