Com estimativa de atender cerca de 100 pacientes por dia, começou a funcionar ontem em Apucarana o Pronto Atendimento Infantil (PAI). A unidade atende das 7h às 22h durante todos os dias da semana nas instalações do futuro Hospital de Apucarana e foi inaugurada ontem pelo prefeito Rodolfo Mota (União) em solenidade com a presença de autoridades políticas, militares, religiosas e lideranças comunitárias.
A nova unidade conta com recepção, ampla sala de espera, seis consultórios, sala de emergência, duas salas de medicação, sala de raio-x, expurgo, banheiros masculino e feminino, e atenderá exclusivamente casos de urgência e emergência envolvendo recém-nascidos a adolescentes até 16 anos de idade.
O atendimento está sendo realizado por cinco médicos (entre pediatras e clínicos gerais, com experiência em atendimento infantojuvenil), um profissional de enfermagem, três técnicos de enfermagem e um administrativo (recepcionista), além de equipe de limpeza. Durante a solenidade, o prefeito destacou que a inauguração do PAI é uma demanda de cerca de 20 anos. “Hoje gastamos menos e fazemos mais. E é desta maneira, fazendo gestão séria, cortando excessos e com compromisso com as pessoas, que iremos fazer de Apucarana a cidade que todos nós merecemos”, afirmou Mota, que agradeceu a toda equipe da Secretaria de Saúde, chefiada pelo médico Guilherme de Paula, e demais secretarias que atuaram para possibilitar o funcionamento do PAI já nos primeiros meses de mandato, bem como o apoio da Câmara Municipal.
A Prefeitura estima que ao absorver a demanda de atendimentos infantojuvenis, o PAI vai também impactar diretamente na melhoria do atendimento na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA).
“Nós analisamos todas as estatísticas e, das 10 horas da noite até as 7 da manhã, menos de 10% dos atendimentos são pediátricos. Por isso, nós estamos concentrando nossos esforços e concentrando a equipe médica de servidores das 7 da manhã às 10 da noite”, assinala.
Ele afirma que a abertura do Pronto Atendimento Infantil deve reduzir entre 80 e 100 pacientes por dia na UPA, além de mais de 200 acompanhantes. “Devem sair da UPA entre 300 e 400 pessoas por dia, que é um local muito limitado, com uma recepção pequena. São apenas 40 lugares e passam pela UPA quase 2 mil pessoas por dia. Nós vamos tirar um quarto disso, aproximadamente, da UPA para poder vir para um lugar especializado e específico, que foi preparado e pensado para as nossas crianças”, acrescentou.“
Entre as autoridades políticas presentes estiveram o vice-prefeito Marcos da Vila Reis e os vereadores Danylo Acioli, Moisés Tavares, Eliana Rocha, Adan Lenharo, Guilherme Livoti, Gabriel Caldeira, Luciano Facchiano, Wellington Gentil e Sidnei da Levelimp.
“Esse Pronto Atendimento Infantil é um sonho de muito tempo. Muitas mães já criaram os seus filhos esperando que esse espaço fosse inaugurado. Então hoje é um momento de gratidão. Em nome de todas as mulheres, pela representatividade que me é dada através da Câmara Municipal, meu muito obrigada à administração municipal”, disse a vereadora.
Clínica da Criança vai atender apenas encaminhamentos
Com a inauguração do novo espaço médico, a Clínica da Criança – que fica ao lado do pronto atendimento infantil - continuará funcionando, mas agora exclusivamente consultas encaminhadas pelas unidades básicas de saúde (UBS). “Com isso vamos oferecer um serviço de saúde de melhor qualidade para as crianças da cidade. Além disto, a Clínica da Criança passa a atender somente consultas eletivas, agendadas previamente e encaminhadas pelos médicos das unidades básicas”, informou o secretário Guilherme de Paula, agradecendo ao prefeito Rodolfo Mota pela confiança e à equipe da Autarquia Municipal de Saúde (AMS).
“Obrigado a toda minha equipe que abraçou a causa e contribuiu para a viabilização deste dia histórico, que é o início do atendimento do Pronto Atendimento Infantil de Apucarana”, afirmou.