Após 13 anos, o Complexo Esportivo Leovegildo Barbosa Ferraz, mais conhecido como Sapecadão, e o Estádio Manoel Fernandes Silva voltaram a pertencer ao patrimônio da Prefeitura de Ivaiporã. Os espaços haviam sido cedidos para a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e havia dificuldade da Prefeitura investir. A partir de agora, município e universidade vão dividir a gestão das duas praças esportivas.
Após a reversão, o termo de gestão compartilhada foi assinado anteontem pelo prefeito Carlos Gil e a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, em solenidade realizada no ginásio, que vai receber investimentos de R$ 1,1 mi anunciados pela prefeitura.
O documento estabelece que UEM utilizará as infraestruturas para atividades de ensino, pesquisa e extensão – com prioridade para os cursos oferecidos no Campus da UEM, enquanto a Prefeitura poderá usufruir dos espaços nos horários não destinados às atividades acadêmicas.
A Prefeitura e a UEM se comprometem a compartilhar responsabilidades, como despesas mensais de energia elétrica, água, segurança e manutenção das infraestruturas.
Carlos Gil afirmou que com o novo acordo, a Prefeitura pode voltar a investir em obras e a UEM reforçar as atividades esportivas. “Ivaiporã volta a ter o Sapecadão e o Estádio Municipal, onde iremos investir em acessibilidade – instalando elevador, substituindo a iluminação pública, reformando os vestiários e pavimentando com massa asfáltica. Inclusive temos os recursos liberados pelo deputado federal Sérgio Souza no valor de R$1,1 milhão”, informou Carlos Gil antecipando que a previsão é licitar o asfalto no entorno do complexo em março.
A gestão compartilhada foi considerada pela vice-reitora Gisele Mendes como um grande benefício. “Era muito difícil arcarmos com os custos de manutenção e complicado para a Prefeitura por não ter o Sapecadão e o Estádio à disposição da população”, reconheceu.
O diretor do Campus da UEM de Ivaiporã, Eduard Bendrath, destacou a dimensão e a história do Complexo Esportivo e o papel do espaço nas políticas públicas esportivas. “Em breve, iremos inaugurar o Centro de Referência do Paradesporto, o que será muito importante para o esporte de Ivaiporã”, comentou.
Também participaram da o prefeito em exercício Marcelo Reis, secretário municipal de Esporte, Silvio José (Silvinho), presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Montanheri, entre outras autoridades.
O termo de cessão de uso em vigor foi assinado em março de 2011 pelo então prefeito Cyro Fernandes Corrêa Júnior (PT) e permitia a UEM utilizar as infraestruturas do município pelo período de 99 anos.