CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã sedia edição regional do programa Justiça no Bairro

Da Redação

| Edição de 06 de junho de 2024 | Atualizado em 06 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Ivaiporã sedia edição regional 
do programa Justiça no Bairro

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Teve início ontem em Ivaiporã o programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc/Senac Paraná, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná e a Prefeitura de Ivaiporã. 

O evento,  que acontece no Centro da Juventude, vai até o próximo sábado (8) e oferece à comunidade uma gama de serviços gratuitos a população de baixa renda, como emissão e renovação de RG, curatela e atendimentos jurídicos na área de família.

No primeiro dia, a procura pelos serviços de emissão e renovação de RG foi intensa. Segundo a técnica de atividades do Sesc Ivaiporã, Andréa Lisboa Marques, a expectativa é que a demanda continue alta nos próximos dias. “O Justiça no Bairro é um evento aberto a todos os municípios da área de abrangência do Sesc Ivaiporã”, ressalta Andréa.

Um dos pontos altos do programa é o casamento coletivo, que será realizado no sábado (8), às 17 horas, no ginásio de esportes Alcebíades de Alves. A cerimônia vai unir 88 casais de Ivaiporã, Arapuã e Jardim Alegre.

Maiara Coimbra Barcelos, gerente da ação social da administração regional do Sesc explica que o projeto Justiça no Bairro Sesc Cidadão teve início em 2005, em Curitiba, por iniciativa da desembargadora Joeci Camargo. A parceria com o Sesc Paraná foi firmada em 2006 e, desde então, já foram realizados mais de 40 mil casamentos coletivos.

“Esse ano, já fizemos uma média de 20 casamentos coletivos, além dos atendimentos jurídicos e outros serviços oferecidos pelo projeto”, explica. “Tudo isso só é possível graças ao apoio das prefeituras e ao compromisso do Sesc em levar justiça e cidadania à população”, enfatizou.

João Pedro Torres, coordenador do Centro da Juventude, enfatizou a relevância da parceria  e a receptividade da população. “Hoje, atendemos cerca de 500 pessoas, grande parte de crianças das escolas municipais que haviam agendado para fazer o primeiro RG. É um trabalho muito importante para garantir o acesso a serviços essenciais e promover a cidadania. A comunidade está participando ativamente e aproveitando os benefícios oferecidos pelo programa”, destacou João Pedro.