Ivaiporã está prestes a dar um importante passo em direção ao fortalecimento da agricultura com o início do funcionamento da Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã (CAFI), que tem data marcada para ser inaugurada: 28 de julho, quando se comemora do Dia do Agricultor.
Localizada na Rodovia Celso Fumio Makita, que está em obras com o processo de duplicação, a CAFI tem como objetivo proporcionar uma infraestrutura adequada para os agricultores fornecerem produtos e impulsionarem o setor agrícola na região.
Com visão estratégica e compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade, a Prefeitura viabilizou a estruturação da CAFI numa área de 7.490m² com 1.600m² de área construída. A obra chegou a 90% da execução e custa aos cofres municipais quase R$ 980 mil.
A CAFI irá proporcionar uma estrutura adequada para que os produtores rurais possam vender os produtos hortifrutigranjeiros diretamente às redes de supermercados, restaurantes, frutarias, quitandas, entre outros, eliminando intermediários.
A central também terá espaços para capacitação e treinamento dos agricultores, área de armazenamento refrigerado, facilitando a conservação dos alimentos e mantendo a qualidade, e cozinha industrial para produção de alimentos e incentivo a agroindústria.
CONVICÇÃO
O prefeito Carlos Gil, que também é produtor, expressou satisfação com a execução da obra: “A Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã é fruto de muito trabalho e dedicação, e tenho a convicção de que será um importante impulso para o desenvolvimento do município. Estamos comprometidos em fortalecer a agricultura familiar, porque o objetivo é que o produtor receba mais pelo produto e que a rede revendedora pague menos sem os atravessadores”, explicou Carlos Gil, que acompanhou os trabalhos com o secretário de Obras, Bruno Montoro.
A CAFI poderá receber produtos de outros municípios da região. Por isso, a participação dos agricultores no processo de implantação será muito importante. “Os agricultores familiares são o pilar desta obra. Juntos, estamos construindo um futuro promissor para Ivaiporã, onde a agricultura familiar terá o apoio e reconhecimento que merece”, defendeu o secretário de Agricultura, Carlos Oliveira.