CIDADES

min de leitura - #

Jardim Alegre recebe 3,2 mil atletas na 34ª edição do JAVI’s

Da Redação

| Edição de 21 de novembro de 2025 | Atualizado em 21 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Jardim Alegre retomou nesta quinta-feira (20) a 34ª edição dos Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVI’s), que reúne mais de 3 mil atletas e segue até 30 de novembro. As disputas também ocorrem em Lunardelli, Lidianópolis, Ivaiporã e Godoy Moreira.

O evento, que foi aberto oficialmente no Ginásio de Esportes Gilberto Tadeu Silva, em Jardim Alegre, reúne cerca de 3,2 mil atletas de 27 municípios do Vale do Ivaí e da região central do Paraná. Eles competem em futebol, futsal, basquete, handebol, vôlei de quadra, vôlei de areia, atletismo, tênis de mesa, bocha, malha, futebol suíço e truco.

A abertura ocorreu no Ginásio de Esportes Gilberto Tadeu Silva. O secretário estadual de Esporte, Hélio Verbinski, participou da cerimônia. Segundo ele, o Estado tem investido mais em programas esportivos e se aproximado das cidades.

“O Paraná hoje respira esporte. Isso só é possível graças à organização das cidades e ao compromisso de gestores que entendem a importância do esporte para o desenvolvimento regional, como tem demonstrado Jardim Alegre”, afirmou.

O secretário de Esportes de Jardim Alegre, Luiz Carlos Pereira, o Chocolate, disse que sediar o evento é motivo de orgulho. Para ele, os JAVI’s representam um marco regional. “É uma alegria ver nossa cidade receber novamente uma competição que marcou gerações. Sinto gratidão por fazer parte deste momento e por ver o Vale do Ivaí unido em torno do esporte”, disse.

Criados em 1977, os JAVI’s são considerados a competição mais antiga do Paraná. Os jogos ficaram paralisados na pandemia, retornaram em 2022 e voltaram a ser interrompidos por outros fatores. Agora, são retomados “com força e grande valor para toda a região”, destacou Chocolate.

O vice-prefeito José Carlos Barbosa, que representou o prefeito Moisés dos Santos, celebrou o retorno. Segundo ele, receber os jogos reforça a integração regional. “Os JAVI’s fortalecem amizades, valorizam nossa identidade e renovam o espírito de união do Vale do Ivaí”, afirmou.