CIDADES

min de leitura - #

Jardim Alegre reformula atrativos na 11ª edição da Caminhada da Natureza

Da Redação

| Edição de 15 de setembro de 2025 | Atualizado em 15 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Jardim Alegre promoveu no domingo (14) a 11ª edição da Caminhada na Natureza. O circuito, que tradicionalmente segue as margens do Rio Ivaí, neste ano ganhou novo trajeto, com a maior parte dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) regulamentada recentemente pelo município.

A largada e chegada do percurso de aproximadamente 10 km ocorreram na Sociedade Esportiva Recreativa Amigos do Ivaí (Serai). O café da manhã e o almoço foram servidos pelo Rotary Club de Jardim Alegre, cujos recursos arrecadados vão auxiliar uma aluna da rede municipal com deficiência visual.

Segundo o prefeito Moisés Santos, o trajeto passa praticamente dentro da mata e dá acesso a trechos do Rio Ivaí, com pontos de banho conhecidos como “prainha do bambu”. “É um lugar muito bonito, com várias corredeiras e uma vista ampla do rio”, destacou. O percurso também incluiu a passagem pela balsa do Marolo antes do retorno ao Serai.

O prefeito destacou a participação massiva da comunidade, e agradeceu o apoio de todos os parceiros. “Quero agradecer ao Rotary Club pela dedicação e demais parceiros, ao vice-prefeito Zé Careca, ao presidente do Legislativo Beto Roling, a todos os vereadores, secretários e servidores que ajudaram a fazer desta caminhada um grande sucesso”, afirmou Moisés Santos.

Eliana Vargas, coordenadora do IDR na região de Ivaiporã, reforçou a relevância ambiental do novo circuito. “É um privilégio caminhar dentro de uma área de preservação, onde tudo está bem conservado. Essa iniciativa da Prefeitura mostra um trabalho importante para abrir um trajeto que valoriza as margens do rio e permite que as pessoas conheçam um ambiente natural preservado”, afirmou.

Maurílio Villa, chefe do Núcleo Regional do Instituto Água e Terra (IAT), percorreu os 10 km ao lado da esposa e destacou a integração das famílias com o ambiente natural. “Vimos muitas aves silvestres, que são parte dessa conexão entre o homem e a natureza. O mais bonito é perceber que aqui tem jovens, crianças, famílias inteiras e pessoas da melhor idade. Esse equilíbrio mostra a importância de eventos como este”, disse.

Rose Amaro, caminhante de Lunardelli, esteve presente com um grupo de 28 pessoas. “Participamos sempre dessas caminhadas. É muito bom. A nova trilha é muito mais bonita. Por isso vamos continuar voltando no próximo ano”, contou. Ela também elogiou a recepção e a alimentação servida: “Muito bom, e o pessoal também é muito atencioso”.