O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (MDB), e a secretária municipal de Educação, professora Marli Fernandes, fizeram um balanço nesta segunda-feira (30) dos resultados da gestão na área educacional. A avaliação marcou o encerramento de ciclos importantes, segundo a Prefeitura: Junior deixa a administração da cidade após comandar o município de 2018 a 2024, enquanto a professora Marli encerra 11 anos à frente da Autarquia Municipal de Educação.
Durante entrevista coletiva, Junior da Femac destacou “os avanços conquistados e o planejamento robusto para o futuro”. “O orçamento de 2025 para a educação é de quase R$ 190 milhões, garantindo a continuidade do trabalho que atende 12.600 crianças e envolve cerca de 1.700 servidores. Nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é motivo de orgulho: 7,6, o maior entre as grandes cidades do Paraná, e conseguimos manter essa excelência mesmo durante a pandemia”, afirmou o prefeito.
A professora Marli Fernandes fez uma retrospectiva de sua gestão, que teve como foco a reestruturação da educação integral em Apucarana. “Desde 2013, trabalhamos para transformar o modelo de ensino integral com base em três pilares: extensão da carga horária, adequação dos espaços físicos e elaboração de um currículo específico. Hoje, os 24 CMEIS e 36 Escolas da nossa rede possuem estruturas de excelência, com quadras poliesportivas, refeitórios amplos e ambientes seguros e agradáveis para alunos e professores. Nós também unificamos o currículo das unidades escolares e implantamos as disciplinas de inglês, espanhol e libras. Todo esse trabalho, alinhado à Base Nacional Comum curricular, culminou, em 2024, na entrega de importantes documentos, como Referencial Curricular de Apucarana, o Plano Municipal de Educação, o Plano Municipal da Criança Alfabetizada e o Plano Municipal pela Primeira Infância,” detalhou.
O resultado desse esforço, segundo Marli, é comprovado pelo reconhecimento obtido ao longo dos anos. “Recebemos diversos prêmios, estaduais, nacionais e até internacionais. Apucarana se tornou referência em educação integral e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento de nossos alunos e inspirando outros municípios do Brasil”, comemorou a secretária, ao falar sobre o impacto do trabalho realizado.