Pelo terceiro ano consecutivo, Apucarana sedia os Jogos Universitários do Paraná (JUPS). A 62ª edição teve seu início no último sábado e segue até a próxima quinta-feira (13) com participação de 19 instituições de ensino superior de 13 municípios do Paraná, que se reunião na cidade para competir em 14 modalidades esportivas, movimentando 2 mil pessoas entre atletas, treinadores, dirigentes e integrantes das comissões de arbitragem. Além de movimentar a área esportiva, o evento também gera expectativas para economia da cidade.
Segundo Aída Assunção, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), o fato de a cidade virar uma vitrine para todo o estado, é o que faz a projeção ser boa para o consumo no comércio. “É uma visibilidade muito grande para nossa cidade, com pessoas de todo o estado, muito municípios participando. Então essa integração dessa juventude, esse networking que é feito, eu vejo muito de forma muito positiva”, avalia Aida.
Para o secretário Edison Peres Estrope, da Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana, o impacto é muito positivo e, além de movimentar a economia, pode servir como propulsor para que muitos dos jovens se tornem empreendedores. “É muito importante a vinda dessas atletas e dirigentes, isso estimula os hotéis, restaurantes e lojas e hoje nossa cidade tem uma relevância muito grande na gastronomia, fora isso estes atletas vivenciam tudo que temos na parte de atrativos e muitos deles no futuro poderão ser empreendedores locais”, afirmou Edison.
Os participantes dos jogos que tem circulado pela cidade elogiam tanto o município quanto a estrutura ofertada aos atletas e dirigentes.
A treinadora Anne Caroline Silvério dos Santos, das equipes masculina e feminina de voleibol da UTFPR, de Curitiba, elogiou os apucaranenses. “A cidade é muito tranquila e organizada, com as pessoas sendo super ativas. Saímos para passear um pouco e fomos muito bem atendidos”, comenta.
Para atender aos atletas, foi montado um refeitório na Sociedade Rural, local que virou ponto de encontro dos participantes dos jogos.
Campeão no atletismo das provas de 200m, 400m e 400m com barreiras, o atleta curitibano Christian Schimanski Ramos, de 20 anos, da PUC, deixou a competição satisfeito. “Os jogos estão sendo muito bons. A alimentação é excelente tanto na questão nutritiva como de sabor e as acomodações estão perfeitas integrando todos os atletas. Estou muito feliz, fui bem nas provas e o povo de Apucarana com quem tive contato sempre muito acolhedor”, destaca Ramos.