CIDADES

min de leitura - #

Justiça Federal de Apucarana comemora 20 anos de instalação

Gabriela Jacuboski

| Edição de 09 de outubro de 2025 | Atualizado em 09 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em ato solene, dirigido pelo desembargador federal João Batista Pinto, presidente do Tribunal Regional Federal (TRF4), foi comemorado na noite desta quinta-feira (9), os 20 anos de instalação da Subseção Judiciária Federal de Apucarana, que funciona junto à Praça Interventor Manoel Ribas. A solenidade, realizada na sede, reuniu autoridades civis e do Judiciário.

Segundo a diretora do Foro da Subseção Judiciária de Apucarana, juíza federal Gabriele Sant’Anna Oliveira Brum, a data não é apenas um marco cronológico. “Ela simboliza a presença viva e transformadora da Justiça Federal na vida de milhares de pessoas no norte do Paraná”, afirmou.

O desembargador João Batista Pinto, presidente do TRF4, que abrange Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, destacou os vinte anos de trabalho de qualidade e o acolhimento extraordinário da Justiça Federal pelo povo de Apucarana e região, lembrando ainda do apoio das autoridades locais e dos advogados. “A Justiça Federal garante eficiência e celeridade nos processos de Apucarana e região. Agradeço ainda o trabalho dos juízes e servidores”, pontuou o desembargador.

Para o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR), juiz federal José Antonio Savaris, é uma emoção poder participar deste momento. “Só há sentido na história quando há partilha. Isso é o que nós vimos desde o primeiro instante nessa solenidade com o rememorar com as pessoas que passaram por aqui, que fizeram esta história”, comentou.

O secretário de saúde, Beto Preto, manifestou sua satisfação por participar desta importante solenidade. Ele saudou as autoridades federais e lembrou que a presença da Justiça Federal fez Apucarana crescer e se valorizar. “Desejamos que a Justiça Federal faça ao que se propõe: equilibrar o direito dos cidadãos”, avaliou Beto Preto, lembrando que, como prefeito de Apucarana também contribuiu com a cessão do prédio público à Justiça Federal, por dez anos.

A solenidade contou com a presença de autoridades locais e estaduais: como juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos; juiz José Roberto Silvério, diretor do foro da comarca de Apucarana; desembargador federal aposentado Tadaaki Hirose; Daniela Aparecida Pacheco, presidente da OAB Apucarana; Marcos da Vila Reis, vice-prefeito de Apucarana e Eliana Rocha, vice-presidente da Câmara Municipal.

HISTÓRIA

Apucarana teve sua primeira experiência com a Justiça Federal em 2003, por meio de um Juizado Especial Federal Itinerante. A iniciativa pioneira funcionou em parceria com a Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar).A instalação definitiva aconteceu em 13 de junho de 2005, resultado da Lei nº 10.772/2003 e da Resolução TRF4 n° 65/2005.

A primeira sede foi instalada na Rua Guarapuava, 422, no prédio onde antes funcionava um hospital e maternidade. O maringaense Robson Carlos de Oliveira foi o primeiro juiz federal titular da Subseção e também seu primeiro diretor do foro, permanecendo na cidade de 2005 a 2010. Em 2007, a sede mudou-se para o endereço atual, na Rua Miguel Simião, 350, no antigo prédio do Fórum Estadual.