CIDADES

min de leitura - #

Limpeza do Palácio do Comércio vai fechar ruas

Da Redação

| Edição de 01 de novembro de 2024 | Atualizado em 01 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana autorizou a interdição de trechos de ruas do entorno do Palácio do Comércio neste sábado (2) e domingo (3), das 8 às 18 horas, para a finalização da limpeza da fachada do prédio. O trânsito será impedido na Avenida Curitiba (entre o Shopping Centronorte e Lojas Marcato) e na Rua Oswaldo Cruz (entre as ruas Munhoz da Rocha e Ponta Grossa), no centro da cidade.

A medida foi solicitada pelo síndico do prédio comercial, Gabriel Ostroski Licheski Santos, e autorizada pela Superintendência de Trânsito, Transporte e Inovação por conta dos incidentes registrados na manhã desta sexta-feira (1º), quando a limpeza foi iniciada. O serviço precisou ser suspenso após a água suja cair em veículos e também em pedestres na Avenida Curitiba. A Polícia Militar (PM) chegou a ser chamada no local. Por isso, o condomínio do Palácio do Comércio decidiu solicitar a interdição das ruas para concluir a limpeza.

Como neste sábado é feriado (Dia de Finados), segundo o síndico, o trânsito de veículos será menor no centro, com o comércio fechado, assim como no domingo.

A confusão começou no final da manhã desta sexta-feira, quando motoristas chamaram a PM indignados pela água suja que caiu sobre os veículos. Pedestres também foram atingidos.

O síndico explica que o Palácio do Comércio está passando por uma reforma na fachada. A lavagem é uma das etapas anteriores a uma nova pintura que será feita no edifício, que tem 46 anos, sendo um dos prédios mais icônicos da cidade.

“Uma empresa foi contratada para fazer uma lavagem de alta pressão para retirar a sujeira e os fungos acumulados. A fachada do prédio está passando por uma reforma. Já fizemos reparos e agora está sendo feita a limpeza. Hoje (sexta-feira), o vento estava muito forte, por isso, ocorreu esse transtorno”, explica o síndico.

A pintura será feita em várias fases, desde a aplicação de um fundo preparador até o uso de uma tinta emborrachada. O início desse trabalho não tem data para começar. Depois do incidente com a limpeza, o Palácio do Comércio pretende analisar a situação para evitar transtornos quando for aplicada a tinta.

“Os proprietários dos veículos afetados podem realizar a limpeza em lava-jatos e depois apresentar a nota fiscal na portaria do prédio, que terão os valores ressarcidos”, disse o síndico.