Mais da metade das compras e licitações realizadas pela Prefeitura de Apucarana nos últimos três anos tiveram como fornecedores empresas e prestadores de serviços da cidade. É o que aponta levantamento feito pelo Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana.
De acordo com o secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope, que também preside o comitê, dos R$834.7 milhões investidos pela administração municipal em compras e licitações entre 2019 e 2022, R$464,2 milhões foram relativos a pagamentos feitos a pessoas jurídicas locais, o que representa 56% do total.
“Trata-se de um panorama bastante positivo, que está em sintonia com um trabalho defendido pelo prefeito Júnior da Femac e que tem sido um dos principais focos do comitê, que é atrair a participação do empreendedor local para as licitações e compras públicas, contribuindo para que o dinheiro permaneça no município”, disse Estrope, acrescentando que, anteriormente, a participação de empresas apucaranenses em vendas e serviços era bem inferior ao patamar de agora.
Ainda segundo o levantamento, que foi alvo de estudo durante a última reunião quinzenal do comitê, 37% dos contratos firmados no último triênio, foram de empresas paranaenses e, apenas 7%, de empresas de outros estados da federação.
Ao tomar conhecimento dos números, o prefeito Júnior da Femac enalteceu o trabalho realizado pela secretaria em conjunto com o comitê gestor. “A participação da empresas e prestadores de serviços locais como fornecedoras das compras públicas municipais, é garantia de que o investimento gire na própria cidade, aquecendo a nossa economia e contribuindo para mais desenvolvimento, geração de riquezas e postos de trabalho”, disse o prefeito.
O comitê gestor conta com representantes da prefeitura, Sebrae, Acia, Sivana, Sivale, instituições de ensino superior e Associação de Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Apucarana (AMPEC). “Pelo que demonstra este levantamento, estamos no caminho certo”, o secretário Edison Peres Estrope.
Ele explica que o grupo de trabalho tem desmitificado – junto ao empresariado local - o estigma de que fornecer para o poder público é burocrático e arriscado. “Muito pelo contrário. Nos dias atuais, habilitar-se nos processos de concorrência para fornecer para o poder público é muito seguro e com pagamento pontual”, pontua, salientando que o Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana tem realizado encontros setorizados com segmentos produtivos para detalhamento de como operar o sistema “Compras Apucarana”.
Serviço: Mais informações sobre o Programa Compras Apucarana podem ser obtidas pelo telefone 3422-4000, no setor de Compras e Licitações.