CIDADES

min de leitura - #

Mais de 16,2 mil pessoas foram vacinadas no Dia D na região

Da Redação

| Edição de 12 de maio de 2025 | Atualizado em 12 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 16,2 mil doses de vacinas foram aplicadas nos 17 municípios da 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, no Dia D de Multivacinação no último sábado (10). Os números foram divulgados nesta segunda-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). A mobilização envolveu centenas de municípios em todas as regiões do Estado, com o objetivo de ampliar o acesso da população às vacinas de rotina e reforçar a vacinação contra a gripe.

A Regional tinha por meta imunizar 8 mil pessoas. Segundo o diretor da 16ª RS, Lucas Leugi, a regional alcançou o sétimo melhor resultado entre as vinte e duas regionais do Paraná.

Em Apucarana, 4.627 doses foram aplicadas, sendo 3.427 contra o vírus da Influenza e 1.200 de outros imunizantes. Ao todo, segundo a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), 7.549 pessoas passaram pelos postos para verificação da carteirinha ou aplicação de vacinas.

O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, avaliou positivamente a mobilização. “Mesmo tendo sido realizada no fim de semana, na véspera do Dia das Mães, com comércio aberto e com o tempo frio, tivemos uma grande procura. Essa ação buscou atender trabalhadores e pais que não conseguem ir a uma UBS durante a semana. Ainda temos muitas doses disponíveis e o trabalho continua. O outono é um período de maior circulação de vírus respiratórios, por isso pedimos que a população procure a vacinação em nossa rede pública, que é segura, eficaz e gratuita”, afirmou.

Em Arapongas, a Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 2.243 doses – 1.828 delas foram contra a Influenza, que foi liberada a todas as pessoas com mais de seis meses de idade. “O balanço geral foi bom. A gente aplicou quase duas mil doses de influenza, o que já ajuda a subir a nossa cobertura vacinal”, destaca Cibelle Michelan Tibério, coordenadora municipal da rede de frio.

PARANÁ

Em todo Estado foram aplicadas 374.887 vacinas, sendo 308.111 doses contra a gripe e o restante de vacinas de rotina, como sarampo, Covid-19, febre amarela, meningite, HPV, entre outras. O número superou a meta da Sesa, que era imunizar cerca de 300 mil pessoas durante a ação. Além disso, este Dia D registrou um aumento de mais de 73% no número de doses aplicadas na mobilização do ano passado, que registrou 214,7 mil vacinas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o resultado reforça a importância da mobilização coletiva. “Esse Dia D foi possível graças à parceria com os municípios, ao comprometimento dos nossos profissionais de saúde e à adesão da população. Um trabalho feito a muitas mãos em todo o Paraná”, disse o secretário. “Agora que a vacinação contra a gripe pelo SUS está aberta a todos, é essencial que continuemos esse movimento, garantindo a aplicação das doses disponíveis”, destacou.