O Ministério da Educação (MEC) autorizou a implantação de um curso de medicina em Arapongas com 60 vagas anuais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30). O curso de graduação será desenvolvido pela Faculdade Honpar, sediada no Hospital Norte Paranaense e mantida pela Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer.
A notícia foi comentada pelo prefeito Sérgio Onofre. “Um dos dias mais importantes para Arapongas. Agora é real, é concreto. Temos a Faculdade de Medicina no nosso município. Um grande presente. Quero agradecer a todos os envolvidos nessa luta. Isso marca uma nova fase na história do desenvolvimento do nosso município”, comemorou Onofre.
Sérgio Onofre lembrou ainda que a Faculdade de Medicina é uma luta que vem desde 2017. “Arapongas, que já é um polo de serviços na área da saúde, tende a avançar muito mais com a vinda dessa faculdade”, relembrou.
Em nota, o mantenedor da faculdade, Humberto Tolari, destaca que a autorização representa um marco importante para a instituição, a região e o estado do Paraná. Segundo ele, os detalhes sobre o curso, processo de ingresso e outras informações pertinentes serão divulgados oportunamente. “Com este novo curso, reafirmamos nosso compromisso em contribuir para a melhoria da saúde pública e o desenvolvimento social e econômico da nossa comunidade e do país”, afirma.
A Faculdade Honpar conta atualmente com o curso de Tecnólogo em Radiologia. Desde 2008, o Honpar é um hospital escola e oferece programas de residência.
HOSPITAL
Inaugurado em 1993, o Honpar é hospital referência em várias especialidades na região. Com mais de 300 leitos, entre UTI e enfermaria, e 12 salas cirúrgicas equipadas, na unidade 1, o hospital oferece atendimento de excelência em diversas áreas médicas, realizando procedimentos de média e alta complexidade
Em fevereiro, foi entregue unidade 2, que abriga o pronto-socorro do hospital em uma área de cerca de 5 mil metros quadrados 80 leitos de enfermaria, 15 leitos de UTI e 6 salas cirúrgicas.