CIDADES

min de leitura - #

Ministério reconhece situação de emergência em Lidianópolis

Da Redação

| Edição de 14 de outubro de 2024 | Atualizado em 14 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência na cidade de Lidianópolis, no Vale do Ivaí, afetada pela estiagem. A portaria 3.429 com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (11).

Agora, a prefeitura está apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, o Paraná tem 38 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, dos quais 16 por estiagem, 15 por doenças infecciosas virais (dengue), três por vendaval, dois por enxurradas e um por incêndios florestais.

Na região, o governo federal já reconheceu situação de emergência por estiagem de Apucarana.

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.