Milhares de pessoas participaram na noite de anteontem em Apucarana da missa solene que marcou a reinauguração da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes.
A cerimônia celebrada pelo bispo Dom Carlos José, auxiliado por sacerdotes da Diocese, começou às 19 horas, nas escadarias do templo, na Praça Rui Barbosa, que ficou lotada de pessoas que acompanharam o santo terço, e depois, a procissão com o andor de Nossa Senhora de Lourdes.
Na sequência, o bispo Dom Carlos José de Oliveira abençoou a catedral declarou a reabertura do templo religioso, momento acompanhado por uma queima de fogos. Em seguida, os fiéis participaram da missa solene dentro da catedral que foi completamente revitalizada.
Várias autoridades municipais participaram da cerimônia, incluindo o prefeito Junior da Femac e o prefeito eleito Rodolfo Mota, além de vereadores e secretários municipais.
OBRA
A revitalização da catedral começou em 2018 com a reforma dos vitrais, parte elétrica e recuperação das escadarias. Em 2023 foi a vez da parte externa que também ganhou uma nova pintura. A etapa final da revitalização ocorreu na área interna com a substituição do piso antigo por granito e mármore, instalação de novos bancos e adornos, além de melhorias na iluminação e pintura.
Além de preservar o estilo barroco, original da construção datada em 1950, o projeto de revitalização priorizou a acessibilidade em todas as portas da catedral, oferecendo mais conforto, segurança e bem-estar a todos os frequentadores. A Diocese também pretende, no futuro, instalar climatização no local.
As melhorias no templo foram encerradas em tempo das comemorações dos 60 anos da Diocese de Apucarana, que ocorrem em 2025.