CIDADES

min de leitura - #

Missas abrem Quaresma e marcam início da Campanha da Fraternidade

Diagramação02

| Edição de 18 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 18 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Catedral Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, abriu a Quaresma com as tradicionais celebrações da Quarta-feira de Cinzas (18). A missa especial, que inicia o período de preparação dos católicos para a Páscoa, levou centenas de fiéis ontem à Catedral nas cinco celebrações do realizadas ao longo do dia.

As celebrações também marcam o início da Campanha da Fraternidade 2026, que, neste ano, terá como tema “Fraternidade e Moradia” e como lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).

O padre Valdecir Ferreira, da Catedral de Apucarana, explica que a Campanha da Fraternidade é um gesto concreto da Igreja Católica focado em ações sociais. “As atividades não substituem as questões próprias da Quaresma, do jejum, da caridade e da oração, mas nos colocam em sintonia justamente com esse propósito da caridade”, explica o padre.

Segundo o padre, a campanha realizada anualmente visa colocar à luz da Igreja determinadas lacunas que a sociedade no Brasil vive. “Nesse ano vamos discutir a moradia, um problema que não está distante da nossa cidade, bastando lembrar a quantidade das pessoas em condição de rua”, comenta. 

“Por mais que se fale que muitos destes vivem assim (nas ruas) porque escolheram viver, não podemos dizer dessa escolha. No fundo, são pessoas que, ao longo da história, perceberam como uma possibilidade (viver na rua) e, às vezes, a única possibilidade”, diz o sacerdote, acrescentando que o objetivo também é refletir sobre a moradia de modo geral. “Também refletimos a respeito de quem tem moradia, mas não tem uma moradia digna”, comenta.

Segundo o padre, ao longo do período quaresmal, o tema será trabalhado pelos padres e também nos grupos de vivência da Diocese e na catequese. A coleta no Domingo de Ramos também será destinada justamente para aqueles que não têm moradia. “É um gesto concreto em que nós, diante das nossas penitências, devolvemos para Deus, através da Igreja, esta oferta em vista desses irmãos que têm uma condição precária na sua moradia ou que não têm moradia”, assinala.

Hoje à noite, a diocese também vai promover encontros voltados para sacerdotes e comunidade católica leiga a respeito do tema em cinco municípios: Apucarana, Arapongas, Faxinal, Ivaiporã e Colorado. A proposta é debater o tema e pensar em soluções comunitárias. Em Apucarana, o encontro acontece no Centro Comunitário da Catedral Basílica Nossa Senhora de Lourdes, às 19h30. Em Arapongas, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal no mesmo horário.