Uma das mais tradicionais feiras de móveis do Brasil, a Movelpar anunciou ontem a sua despedida do Centro de Eventos Expoara, em Arapongas. O evento, que acontece há quase 30 anos na cidade, passa a se chamar Movelbras Home Show e, a partir de 2027, será realizado no Parque Ney Braga, em Londrina. O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), lamentou a decisão.
Segundo os organizadores, a mudança de nome e de local a partir de 2027 “reforça o compromisso com o crescimento do setor moveleiro, a profissionalização do evento e a valorização da indústria e do varejo”.
A organização negou rumores de que a feira irá acabar. Neto Santos, diretor do evento, afirma que a mudança é fruto de planejamento e responsabilidade com todo o ecossistema do setor.
“Diante de uma disputa judicial envolvendo o espaço onde a feira vinha sendo realizada, buscamos alternativas de locação. Não tivemos uma negativa definitiva, mas também não recebemos uma confirmação para os próximos anos. Como gestor, eu precisava dar uma resposta clara ao mercado. Foi então que levamos o projeto à Sociedade Rural de Londrina, onde fomos extremamente bem recebidos e encontramos o ambiente ideal para dar o próximo passo da feira”, explica.
Para tranquilizar expositores e lojistas que acompanham a feira há anos, Neto Santos reforça que a essência do evento permanece intacta.
“Quero deixar uma mensagem muito clara para quem construiu essa história conosco. Expositores e lojistas podem ficar absolutamente tranquilos. O compromisso com resultados, com geração de negócios e com respeito à indústria e ao varejo continua o mesmo. Estamos presentes em 2026, estaremos ainda mais fortes em 2027 e já temos planejamento estruturado para 2028. O endereço muda, o nome evolui, mas a seriedade e a força da feira só aumentam”, afirma Neto.
Neto explica que a escolha do novo nome traduz esse posicionamento estratégico. “A Movelbras Home Show carrega o Brasil em seu DNA e o setor moveleiro no coração, reforçando o protagonismo nacional da feira e sua conexão direta com a indústria e o varejo”.
Procurado pelo Tribuna, o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, lamentou a saída da tradicional feira da cidade. “Sem dúvida, é uma perda. Somos a capital nacional moveleira, e buscarei até o fim alternativas para que seja mantida em nossa cidade”, disse o prefeito.