CIDADES

min de leitura - #

Mulher de 64 anos é primeira vítima da dengue em Arapongas

Da Redação

| Edição de 08 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 08 de fevereiro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

ASecretaria Municipal de Saúde de Arapongas, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), confirmou na noite de anteontem, o primeiro óbito por dengue em Arapongas neste período epidemiológico. A vítima é uma mulher de 64 anos que possuía comorbidades. O óbito foi confirmado após reunião técnica entre a Vigilância Epidemiológica de Arapongas e a 16ª Regional de Saúde de Apucarana. Segundo a prefeitura, o óbito será contabilizado no próximo boletim epidemiológico. Essa é quinta  morte por dengue confirmada na região.

“Infelizmente registramos este óbito por dengue em Arapongas. O que gera um alerta ainda maior. Estamos realizando diversas ações para conter a evolução de casos da doença, através dos serviços estratégicos, por meio dos nossos agentes de combates às endemias, mas é fundamental que a população colabore e nos ajude nessa luta. Queremos evitar novos casos e óbitos pela doença”, disse o secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr. 

As atividades para combater e prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti incluem ações de bloqueios, fiscalizações, pulverização com UBV Costal, visitas domiciliares, monitoramentos e orientações. “Entre os trabalhos desenvolvidos pelos ACE’s estão a instalação e monitoramento das armadilhas chamadas “ovitrampas”, auxiliando na retirada de mais de 120 mil ovos do mosquito”, acrescento Paludetto Jr.

O boletim epidemiológico divulgado anteontem, apresentou 1.010 notificações e 127 casos confirmados – 80 adquiridos dentro do município e 47 importados. Outros 13 estão em investigação e são 870 casos negativos.

REGIÃO

Outras quatro mortes decorrentes de dengue já foram confirmadas na área da 16ª RS. São dois pacientes de Cambira - um homem de 42 e uma mulher de 67 anos - e dois de Apucarana, dois homens de 22 e 73 anos.

Também estão sob investigação 14 óbitos suspeitos - 13 de moradores de Apucarana e um de Jandaia do Sul.