CIDADES

min de leitura - #

Multinacional americana investe em nova fábrica em Apucarana

Da Redação

| Edição de 26 de julho de 2024 | Atualizado em 26 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Multinacional americana investe em nova fábrica em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Instalada desde 2000 em Apucarana, a ADM está anunciando uma nova fábrica e um centro de distribuição no município. Com a inauguração prevista para agosto do ano que vem, a fábrica vai atuar nos mercados de pet food e aquacultura e terá 7500m² de área construída. 

O valor do investimento não foi anunciado, mas é estimado em ‘dezenas de milhões’ de reais pela imprensa especializada. A multinacional é uma das maiores companhias de agronegócio do mundo e líder do setor de nutrição.

Voltada para produção de premixes para ração animal,  a indústria vai aumentar a capacidade produtiva da ADM em cerca de 40% e está sendo instalada na BR-376, saída para Curitiba.

Fernando Bocabello, Diretor Comercial do negócio Premix e Aditivos da ADM para o sul da América Latina, destacou a importância desses avanços. “Nosso investimento em Apucarana reflete nosso compromisso em oferecer soluções e serviços de alta qualidade aos nossos clientes no Brasil e exterior”, afirmou o executivo. 

Além da nova fábrica, a empresa anuncia a expansão de suas atividades em Apucarana por meio do desenvolvimento de um novo centro de distribuição com uma área total de 5.500 m² e capacidade de 3.500 posições paletes. “Vemos o potencial no mercado de premix e aditivos, produtos-chave na indústria de nutrição animal e que temos expertise e excelência desde o início de nossas operações. Escolhemos Apucarana para inaugurar nosso primeiro Centro de Distribuição próprio e, também, nossa nova unidade fabril devido à sua estratégica localização que poderá atender tanto os produtores do sul do País como os dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, comenta. 

Desde 2000, a ADM possui uma planta de produção Apucarana, empregando mais de 75 colaboradores. Além disso, a companhia conta com um centro de distribuição terceirizado em Arapongas. Com a migração para a construção própria, a companhia pretende aumentar em 75% a capacidade de armazenamento em número de posições de paletes.

 DIÁLOGO

Para a prefeitura de Apucarana, os investimentos na nova fábrica e o novo centro de distribuição evidenciam a força da empresa e o perfil estratégico da cidade, referente à logística e à capacidade de diálogo e trabalho conjunto entre administração municipal e o setor produtivo. 

“É um orgulho receber novos investimentos da ADM, uma empresa líder global em nutrição humana e animal que preza pela excelência em seus produtos e processos produtivos. Agradecemos a toda equipe da ADM e reafirmamos a importância da ADM no crescimento econômico do Município de Apucarana,” afirma Junior da Femac, prefeito de Apucarana. 

Para o secretário de indústria e comércio da cidade, Edison Estrope, “a parceria com companhias é fundamental ao fomento à nossa meta de pleno desenvolvimento econômico e social de nosso município”. 

Localização estratégica e inovação

O perfil de Apucarana - 12ª maior cidade do Estado - se destacou na escolha do investimento da ADM.

“Sua cultura de inovação, localização estratégica e expoente polo industrial foram alguns dos motivos que nos levaram à escolha da cidade para a nova planta”, comenta Fernando Bocabello. 

O executivo ainda ressalta a postura propositiva da Prefeitura de Apucarana frente ao desenvolvimento em conjunto de ações e projetos prol crescimento econômico e social da região. “É fundamental que a parceria público-privada seja valorizada”, finaliza. 

Segundo ele, a divisão de Nutrição Animal da ADM passou por uma evolução estratégica nos últimos anos, focando em transformação operacional, otimização de fábricas, reposicionamento de marca e expansão de mercado. 

“A reestruturação do negócio também é um ponto crucial, voltada para sustentar o crescimento contínuo do segmento de Premix e Aditivos, fortalecendo ainda mais a posição da ADM no mercado”, comenta Bocabello.