CIDADES

min de leitura - #

Municípios preparam desfile da Independência

Da Redação

| Edição de 29 de agosto de 2025 | Atualizado em 29 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeituras do Vale do Ivaí já organizam a programação para o desfile cívico de 7 de setembro, que celebra a Independência do Brasil. Escolas municipais e estaduais, além de entidades e projetos sociais, ensaiam apresentações que destacam valores de cidadania, patriotismo e a diversidade da história brasileira.

Em Apucarana, a Semana da Pátria terá início nesta segunda-feira (1º), às 7 horas, no platô da Praça Rui Barbosa, com a condução do fogo simbólico por militares do Exército e da Polícia Militar (PM), e também por representantes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Neste ano, o desfile prevê maior protagonismo para a Banda Municipal, que irá abrir o trajeto ao lado do Exército Brasileiro.Mais de 30 entidades estão confirmadas.

Em Ivaiporã, 72 instituições e cinco bandas, entre marciais e fanfarras, já confirmaram presença. “O tema será Brasil, país de muitas histórias, buscando ilustrar para a população esse Brasil rico e diverso”, explica o secretário de Cultura, Dionata Rodrigues. A abertura oficial será às 8 horas na Praça Manoel Teodora da Rocha, com o hasteamento da bandeira. O desfile começa às 8h30.

Em Jardim Alegre, o desfile também será pela manhã. Neste ano, o tema escolhido foi “Brasil de todas as idades, respeito e convivência”. O Colégio Estadual do Campo Cora Coralina, do distrito de Jardim Florestal, está a 15 quilômetros da cidade e terá participação ativa no evento. Segundo Carlos Alberto Azevedo, diretor da escola, os ensaios já movimentam alunos e professores. “A fanfarra esteve na escola nesta semana, animando os estudantes e treinando para o desfile. A comunidade espera com entusiasmo por esse momento”, disse.

O Colégio Cívico Militar Anita Garibaldi também marcará presença. O estudante João Vítor Fernandes, que faz parte da fanfarra, contou que os ensaios começaram no início do ano e que a expectativa cresce a cada encontro. “Estamos ensaiando há meses e prontos para fazer bonito”, diz o jovem.

MAIS LIDAS