CIDADES

min de leitura - #

Mutirões de ortopedia reduzem fila em Arapongas

Da Redação

| Edição de 27 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 27 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Mutirões de ortopedia reduzem fila em Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cento e setenta pacientes de Arapongas foram atendidos neste ano nos mutirões de ortopedia realizados pela Prefeitura. O balanço foi divulgado ontem.

Na última segunda-feira, foi realizada mais uma etapa do mutirão, quando 42 pacientes com indicação para cirurgia foram atendidos no Jaime de Lima e outras 24 consultas eletivas foram realizadas no Pronto Atendimento 18 Horas do Conjunto Flamingos. Quatro mutirões já foram realizados em 2024 e a proposta é reduzir uma fila de mais de 2 mil pacientes. 

O secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, avaliou positivamente os avanços. “Após a pandemia a demanda cresceu. Por isso, essas ações visam reduzir e dar celeridade aos atendimentos desses pacientes, diminuindo o tempo de espera para essas consultas e atendimentos”, reiterou. 

Ainda segundo Paludetto Jr, os pacientes que necessitam de cirurgia ortopédica entram em fila de espera controlada pelo Estado, por meio do programa “Opera Paraná”. “Isso tem dado o suporte necessário, elevando o número de cirurgias”, acrescentou. 

O secretário garante que os mutirões serão mantidos em horários diferenciados, alcançando boa parte da classe trabalhadora. “Às vezes, a rotina do trabalho acaba dificultando o acesso dos trabalhadores nas consultas em horário comercial. Por isso, temos investido em horários alternativos, após o expediente dos trabalhadores”, finalizou.

O município seguirá com novas agendas de consultas eletivas na área de ortopedia.