O gaúcho José Maria Paranhos Filho, 42 anos, está viajando pelo Brasil desde 2001 e já percorreu mais de 3 mil municípios do país. Em todo lugar, ele faz questão de registrar de forma documental a sua passagem. Nesta semana, ele chegou a Apucarana. É a segunda vez dele pela cidade.
“Cada um desses mais de 3 mil municípios eu registro com declarações oficiais, assinadas por autoridades, comprovando que estive lá”, conta. Paranhos, que é gaúcho de Uruguaiana (RS), conta que iniciou sua viagem a partir de um capítulo triste de sua vida. Seu melhor amigo, que tinha o sonho de fazer essa viagem morreu baleado em Porto Alegre.
“A perda desse meu amigo, o qual tenho como irmão, me fez levar comigo uma mensagem de não-violência. Sou patriota, amo o Brasil, e procuro levar aos jovens uma mensagem de paz”, afirma o viajante, que faz atualmente seus percursos a pé.
Em 2003, ele esteve em Apucarana, à época viajando de bicicleta. “Retornar a Apucarana depois de tanto tempo é algo muito satisfatório para mim. Gosto de ver o quanto a cidade cresceu, o quanto as pessoas mudaram e Apucarana é uma cidade muito acolhedora, diz.
Em sua jornada, Paranhos já encontrou diversas personalidades do Brasil, como o cantor Wesley Safadão, o ídolo do Flamengo, Zico e até mesmo o comediante Tiririca.
Algumas imagens da sua trajetória estão em exposição na entrada do Cine Teatro Fênix. Essa exposição, inclusive, é algo que ele preparou com exclusividade para os apucaranenses.
“Meu objetivo viajando é, na realidade, conversar com as crianças e os jovens. Por isso, sempre vou às escolas, onde dou palestras e mostro as imagens da minha viagem. Estou expondo aqui no Cine Teatro como forma de gratidão às pessoas que tem me ajudado durante essa estadia”, afirma. (LOUAN BRASILEIRO)