CIDADES

min de leitura - #

Nova etapa do Bons Olhos vai beneficiar 14 cidades da região

Da Redação

| Edição de 29 de setembro de 2025 | Atualizado em 29 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca/PR) aprovou ontem a ampliação do Programa Bons Olhos Paraná para mais 275 municípios do Estado. Com isso, 539 mil alunos de escolas estaduais, com idades entre 6 e 17 anos, passarão por triagens e exames e, se necessário, receberão óculos gratuitamente, do Governo do Estado. O programa vai além da correção de problemas visuais, atuando na prevenção de doenças oculares e contribuindo diretamente para o desempenho escolar e a inclusão social. Quatorze municípios da região serão beneficiados.

Na primeira fase foram abrangidos 93 municípios. Até agora o programa atendeu o Bons Olhos atendeu mais de 84 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Com a ampliação, o programa é estendido para praticamente todo o território paranaense.

Criado pelo Governo do Paraná e financiado com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), o Bons Olhos oferece óculos de grau gratuitos a estudantes de 6 a 17 anos da rede pública. Serão investidos mais R$ 64,7 milhões na nova fase da iniciativa.

“A decisão do Cedca representa um passo importante para garantir o direito à saúde visual e à educação de qualidade para crianças e adolescentes”, afirma o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

Nesta etapa, da região, serão beneficiados: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Mandaguari, Manoel Ribas, Marumbi, Novo Itacolomi, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí.